Esporte

Vanderlei Cordeiro de Lima acende pira Olímpica no Maracanã

06/08/2016 00h34

Rio de Janeiro, 6 Ago 2016 (AFP) - A pira olímpica dos Jogos do Rio de Janeiro foi acesa pelo maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, medalhista de bronze em Atenas-2004 e reverenciado pelo exemplo de superação que mostrou ao continuar correndo depois de ser empurrado por um espectador quando liderava a prova.

O último revezamento da tocha teve Gustavo Kuerten, tricampeão de Roland Garros e ovacionado aos gritos de "Guga" quando entrou no estádio (sem conter as lágrimas), e Hortência, medalhista de prata nos Jogos de Atlanta-1996, que caminhou por cerca de trinta metros para entregá-la a Vanderlei.

Uma vez acesa, a pira subiu devagar, para chegar à altura de uma estrutura formada por dezenas de bolas rodando, criando um belo efeito visual.

Por incarnar o espírito olímpico, comemorando como ouro o bronze conquistado em Atenas apesar de ser derrubado por um desequilibrado, o ex-padre Cornelius Horan, Vanderlei, hoje com 47 anos, recebeu em dezembro de 2004 a medalha Pierre de Coubertin, a maior condecoração concedida pelo Comitê Olímpico Internacional.

Pelé chegou a ser cotado para acender a pira, mas o 'Rei' rejeitou o convite por conta de problemas de saúde.

"Queridos amigos, só Deus é mais importante que minha saúde! (...) Neste momento, não estou em condições físicas de participar da abertura da Olimpíada. E, como brasileiro, peço a Deus que abençoe a todos", declarou o eterno camisa 10 em nota divulgada horas antes da cerimônia de abertura.

lg

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo