Topo

Rio-2016 reserva muitas emoções para o domingo

07/08/2016 02h14

Rio de Janeiro, 7 Ago 2016 (AFP) - Depois da cerimônia de abertura e do primeiro dia de disputa de medalhas, os Jogos Olímpicos Rio-2016 já registram imagens marcantes e chegam ao domingo com a promessa de muitas emoções.

A americana Virginia Thrasher conquistou no sábado a primeira medalha das Olimpíadas, na prova de carabina de ar comprimido a 10 metros.

O Brasil também garantiu sua primeira medalha, com Felipe Wu, paulista de 24 anos, que conquistou a prata na prova do tiro esportivo categoria pistola de ar de 10 metros.

No judô, a argentina Paula Pareto venceu na categoria 48 quilos e se tornou a primeira mulher do país a ganhar o ouro olímpico. Os brasileiros Sarah Menezes e Felipe Kitadai, medalhistas em Londres-2012, não conseguiram repetir o pódio.

Na piscina do Centro Aquático do Rio, a húngara Katinka Hosszu fez história ao pulverizar o recorde mundial dos 400 m medley, conquistando sua primeira medalha de ouro olímpica, com tempo incrível de 4 minutos, 26 segundos e 36 centésimos.

No tênis, a primeira zebra: contra todas as previsões, a belga Kirsen Flipkens eliminou a americana Venus Williams, por 4-6, 6-3 e 7-6 (7/5), logo na primeira rodada da competição.

O primeiro dia dos Jogos também teve contornos dramáticos, com o francês Samir Ait Said, adversário de Arthur Zanetti nas argolas, sofrendo uma dupla fratura na perna esquerda - de tíbia e fíbula - durante a etapa de classificação masculina para as finais da ginástica artística.

Em Deodoro, uma bala de calibre militar atravessou o teto de lona do centro de imprensa das provas de equitação dos Jogos, sem deixar feridos.

Ao mesmo tempo, a organização das Olimpíadas prometeu corrigir os problemas das longas filas na entrada do Parque Olímpico.

Domingo de atraçõesO domingo deve marcar a estreia das grandes estrelas do tênis, Novak Djokovic, Andy Murray e Rafael Nadal.

Na natação todas as atenções estarão voltadas para a final do revezamento 4x100 m masculino, com a provável presença do astro Michael Phelps. Para os brasileiros, o destaque fica por conta da presença de Felipe França e João Gomes na final dos 100 m peito também é importante.

Na ginástica artística, o domingo marcará as primeiras apresentações da americana Simone Biles, que muitos apontam como uma das melhores ginastas da história.

Além disso, a seleção masculina de vôlei do Brasil entra em quadra para sua primeira partida no torneio olímpico, contra o México no Maracanãzinho.

No basquete, a equipe masculina enfrenta a Lituânia.

Depois da estreia decepcionante, com um empate de 0-0 com a África do Sul, a seleção masculina de futebol encara o Iraque pela segunda rodada do Grupo A.

fp