Esporte

COI pede respeito após troca de farpas entre atletas

08/08/2016 21h05

Rio de Janeiro, 9 Ago 2016 (AFP) - O Comitê Olímpico Internacional (COI) pediu respeito entre os atletas após a polêmica envolvendo principalmente atletas da natação suspeitos de doping.

O australiano Mack Horton, medalhista de ouro nos 400 m livre, atiçou o fogo nas piscinas do Rio de Janeiro afirmando que "não tinha respeito por dopados".

Seus comentários foram voltados ao chinês Sun Yang, bicampeão mundial e suspenso por três meses após testar positivo em 2014, que se classificou para a final do 200 m estilo livre nesta segunda-feira à noite.

No domingo, a nadadora russa Yuliya Efimova, atormentada por vários casos de doping, ouviu as vaias do público e ataques verbais de alguns de seus adversários na fase de qualificação para a final dos 100 m peito.

"Nós realmente queremos encorajar a liberdade de expressão. Por outro lado, os Jogos representam o respeito pelo outro e o respeito pelo direito dos outros a participar", disse Mark Adams, porta-voz do COI.

"Há um limite e cada caso é diferente, é claro", acrescentou. "Mas sim, eu encorajo as pessoas a respeitar os seus adversários".

No entanto, o COI não tem planos de intervir nessas polêmicas, que de fato o embaraça. "Atualmente, não recebemos queixas de ninguém e não sentimos a necessidade de ir mais longe".

O COI havia sido bastante criticado em sua atitude a respeito do doping russo pouco antes do início dos Jogos. Depois do relatório McLaren revelando o doping de Estado praticado pela Rússia, ele se recusou a descartar todos os atletas russos, deixando a responsabilidade para as federações internacionais.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo