Esporte

JO-2016 - Organizadores vão mudar bandeiras chinesas

08/08/2016 16h33

Rio de Janeiro, 8 Ago 2016 (AFP) - O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio anunciou nesta segunda-feira (8) a substituição das bandeiras chinesas utilizadas durante as cerimônias de entrega de medalhas, em resposta a uma queixa formal por parte das autoridades chinesas.

"Nós entendemos que há um problema com a bandeira. É muito pequeno. Você deve estar muito familiarizado com a bandeira chinesa para detectá-lo. Mas precisamos corrigir", disse um porta-voz dos Jogos do Rio, Mario Andrada.

"Entramos em contato ontem (domingo) com o fabricante das bandeiras", acrescentou o porta-voz, garantindo que "as primeiras bandeiras (corrigidas) deverão ser entregues em breve".

"Mas é importante ressaltar que, mesmo que não estando satisfeitos com a situação, a bandeira foi aprovada pelas autoridades chinesas no Brasil", acrescentou Andrada.

A bandeira chinesa é composta de uma grande estrela, representando o Partido Comunista, com, à sua direita, quatro estrelas pequenas alinhados com o centro da maior, inclinadas a 36º.

Mas as quatro estrelas pequenas das bandeiras chinesas nos Jogos do Rio, incluindo aquela que foi carregada pelo esgrimista Lei Sheng durante a cerimônia de abertura na sexta-feira (5), apontam para cima, sem inclinação.

O Consulado Geral no Rio apresentou formalmente uma queixa nesta segunda junto à Comissão Organizadora.

Nas redes sociais, os internautas chineses reclamavam de um "complô" contra o país que ficou em segundo lugar no quadro de medalhas em Londres em 2012.

th/rcw/sk/el/es/mr/tt

Weibo

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo