Esporte

Nadador australiano Horton chama Sun Yang de 'dopado'

08/08/2016 09h48

Pequim, 8 Ago 2016 (AFP) - "Arrogante", "cínico" e "imoral" foram algumas das palavras usadas nesta segunda-feira contra o nadador australiano Mack Horton, campeão olímpico dos 400 metros livres, depois que este chamou seu adversário chinês Sun Yang de "dopado".

Horton ganhou no sábado a medalha de ouro dos 400 livres ante Sun, defensor do título. O australiano, de 20 anos, falou de maneira pouco amistosa o que pensava de seu adversário chinês, que chorou depois da final.

"Não tenho tempo para gente dopada", afirmou, depois de ter explicado por que não respondeu a uma saudação do chinês durante um treinamento.

Sun, de 24 anos e atual campeão mundial, acusou positivo em 2014 em uma molécula destinada a prevenir as anginas de peito e foi suspenso por três meses.

As declarações do nadador australiano desataram uma onda de reações indignadas nas redes sociais na China, onde, apesar de tudo, Sun continua sendo um ídolo.

A hashtag #NãoChoreSunYang! dominou a plataforma Weibo (o Twitter chinês) e a imprensa publicou comentários dominados pelo nacionalismo.

O Global Times, jornal vinculado ao Partido Comunista (PC), publicou nesta segunda um editorial que critica a "arrogância cínica" de Mack Horton e considera que a Austrália devia sentir vergonha pela vitória de seu nadador.

"Não surpreende ver esse tipo de ato incivilizado vir desse país. Em inúmeros livros sérios escritos no Ocidente, a Austrália aparece mencionada como um país às margens da civilização e foi o 'continente prisão' do Império Britânico", afirma o jornal.

Mack Horton, indagado por jornalistas chineses revoltados, voltou a falar sem rodeios.

"Usei a palavra dopado porque ele acusou positivo!", afirmou.

A equipe chinesa de natação exigiu um pedido de desculpas.

alh-bfc/jug/ra/cn

Weibo

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo