Esporte

Primeira campeã olímpica do Kosovo quer inspirar crianças do seu país

08/08/2016 01h30

Rio de Janeiro, 7 Ago 2016 (AFP) - A judoca Majlinda Kelmendi, que fez história ao conquistar a primeira medalha olímpica da história do Kosovo, neste domingo, nos Jogos do Rio, afirmou que sua intenção é que sua façanha serve de esperança para as crianças do seu país.

"Agora, as crianças do Kosovo me veem como uma heroína. É bom para eles pode dizer: 'quando vou crescer, quero ser igual a ela'. Eu me sinto abençoada. Só quero dizer para a nova geração do Kosovo que podem ser o que quiserem. Até presidente dos Estados Unidos se é isso que querem", brincou a jovem atleta de 25 anos.

"Esta medalha significa muito, não apenas pelo esporte do Kosovo, mas por todo o Kosovo, como país. Sobrevivemos uma guerra, existem criança que ainda não sabem se seus pais estão vivos, que não têm nada para comer ou não tem livros para ir para a escola", lembrou.

Majlinda já tinha obtido a primeira grande consagração da sua carreira no Rio, quando se sagrou campeã mundial, em 2013, no Maracanãzinho, antes de repetir a dose em 2014, em Chelyabinsk, na Rússia.

"Não acho que ninguém no mundo que fale albanês não conheça meu nome. Não acho que eu vá me tornar mais popular com essa medalha, mas talvez as pessoas vão me respeitar mais agora, porque é a nossa primeira medalha olímpica", ressaltou.

Quando perguntada sobre quando pretende encerrar sua carreira, ela deixou claro que não pretende pendurar o quimono tão cedo. "Sou jovem, só tenho 25 anos, então acho que ainda tenho uns 10 anos de judô pela frente. Eu realmente amo judô, não faço isso por dinheiro ou para ficar famosa. Eu vivo pelo judô. Quando eu treino duro, me sinto tão bem!", completou.

lg

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo