Esporte

Rafaela Silva conquista primeiro ouro do Brasil e Japão domina ginástica

08/08/2016 20h29

Rio de Janeiro, 8 Ago 2016 (AFP) - O terceiro dia de competições dos Jogos do Rio tem como destaques a medalha de ouro da judoca brasileira Rafaela Silva, na categoria até 57 kg, a vitória do Japão na competição masculina por equipes da ginástica artística e o título feminino australiano na estreia do rúgbi olímpico.

A judoca da Cidade de Deus derrotou na final a mongol Sumiya Doorjsuren, conquistando a segunda medalha brasileira nos Jogos do Rio, depois da prata de Felipe Wu no tiro esportivo.

A carioca de 22 anos tornou-se a segunda mulher brasileira campeã olímpica no judô, depois de Sarah Menezes em Londres-2012.

As medalhas de bronze foram para a japonesa Kaori Matsumoto, medalhista de ouro em Londres-2012 e tricampeã mundial, e a portuguesa Telma Monteiro, dona de cinco medalhas em Mundiais, que conseguiu seu primeiro pódio em quatro Olimpíadas.

Na outra decisão do judô nesta segunda-feira, o japonês Shohei Ono, duas vezes campeão do mundo, conquistou a medalha de ouro ao vencer o atleta do Azerbaijão Rustam Orujov por ippon.

O georgiano Lasha Shavdatuashvili e o belga Dirk van Tichelt levaram as medalhas de bronze.

Na ginástica artística, o Japão - atual campeão mundial - conquistou o ouro (274.094 pontos) graças à apresentação impecável no solo de Kenzo Shirai, exercício no qual é o melhor do mundo, e sua nota 16.133.

Os japoneses acabaram com a supremacia da China em Jogos Olímpicos, campeã em Pequim-2008 e Londres-2012.

A prata ficou com a surpreendente Rússia (271.453), que superou os chineses no último aparelho, o solo.

Na estreia do rúgbi como esporte olímpico, as australianas conquistaram a medalha de ouro, ao derrotar na final a Nova Zelândia por 24-17.

Mais bem organizadas coletivamente e, especialmente, pela precisão técnica perfeita, a equipe composta por sete atletas controlou as neozelandesas para levar o título.

Na disputa do terceiro lugar, o Canadá venceu a Grã-Bretanha por 33-10.

No torneio de saltos ornamentais, os chineses Chen Aisen e Lin Yue conquistaram o ouro no sincronizado da plataforma de 10 metros, no Centro Aquático Maria Lenk.

Chen e Lin lideraram toda a competição e terminaram com uma vantagem de 39,87 pontos sobre os medalhistas de prata, os norte-americanos David Boudia e Steele Johnson.

Os britânicos Tom Daley e Daniel Goodfellow conquistaram o bronze.

No levantamento de peso, a tailandesa Sukanya Srisurat conquistou o título olímpico na categoria 58 quilos, à frente de sua compatriota Pimsiri Sirikaew e da taiwanesa Hsing-Chun Kuo.

A Tailândia já conquistou três medalhas na modalidade na Olimpíada do Rio.

Sukanya, suspensa durante dois anos por doping, totalizou 240 quilos (110 kg no arranque e 130 kg em dois tempos), superando Pimsiri por oito quilos.

No torneio de tiro, o italiano Niccolo Campriani conquistou o ouro na carabina de ar a 10 metros.

Campriani, segundo colocado na prova em Londres-2012, superou o ucraniano Serhiy Kulish, que levou a prata. O russo Vladimir Maslennikov conquistou o bronze no Centro Olímpico de Tiro em Deodoro.

Já o croata Josip Glasnovic obteve o ouro na prova de fossa olímpica, após empatar por 13-13 com o italiano Giovanni Peliello e vencer por 4-3 na morte súbita.

O britânico Edward Ling terminou em terceiro ao vencer o tcheco David Kostelecky por 13-9 na disputa pela medalha de bronze.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo