Esporte

Rio-2016: bandeira com estrelas mal alinhadas ofende a China

08/08/2016 08h59

Pequim, 8 Ago 2016 (AFP) - Quatro das cinco estrelas da bandeira chinesa utilizada nas cerimônias de entrega de medalhas dos Jogos Olímpicos não estão alinhadas corretamente, indicou nesta segunda-feira o consulado geral da China no Rio de Janeiro, provocando um mini incidente diplomático.

Nas redes sociais chinesas, alguns internautas denunciaram um complô contra o país, que terminou em segundo lugar no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, classificando os organizadores de "os piores" da história.

A bandeira chinesa é composta de um fundo vermelho com uma grande estrela amarela que representa o Partido Comunista e a sua direita outras quatro estrelas menores em semicírculo ao redor da maior.

Mas as quatro estrelas menores das bandeiras chinesas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, incluindo a carregada pela esgrimista Lei Sheng durante a cerimônia de abertura na última sexta-feira, estavam paralelas.

O Consulado Geral da China no Rio indicou nesta segunda-feira nas redes sociais que apresentou uma queixa oficial ao comitê organizador.

Os organizadores pediram desculpas, acrescentou o consulado, e entraram em contato com o fabricante para corrigir o erro.

A China conquistou três medalhas de ouro nos dois primeiros dias de competição dos Jogos Rio-2016.

wf/bfc/slg/ra/ma

Weibo

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo