Esporte

Rio-2016/Judô: Declarações de Rafaela Silva

08/08/2016 17h51

Rio de Janeiro, 8 Ago 2016 (AFP) - Declarações da judoca brasileira Rafaela Silva, que se sagrou campeã olímpica da categoria até 57 kg nesta segunda-feira, garantindo a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos do Rio.

"Depois da minha derrota em Londres (na última olimpíada, quando foi desclassificada por causa de um golpe ilegal), pensei que fosse largar o judô e comecei a fazer um trabalho com minha psicóloga. Ela não me deixou abandonar o judô. Meu técnico me incentivada a cada dia, em 2014 e 2015 não tive bons resultados, estava meio desacreditada, falaram que eu era uma incógnita, mas eu vim, treinei ao máximo e o resultado veio".

"Foi uma resposta para todos que falaram que eu era uma vergonha para minha família, que não tinha capacidade de ir para uma olimpíada,que era para voltar para a jaula" (depois da derrota em Londres, ela sofreu injúrias raciais).

"A torcida me ajudou bastante, o tatame chegava a tremer, por isso pensei que não podia decepcionar todas essas pessoas que vieram me ver".

"É muito bom para as crianças que estão assistindo judô agora. Ver alguém como eu, que saiu da Cidade de Deus (comunidade da zona oeste do Rio onde Rafa nasceu), que começou o judô com cinco anos como uma brincadeira, ser campeã mundial e olímpica é algo inexplicável. Se essas crianças têm um sonho, têm que acreditar que pode se realizar. Dedico essa medalha a todo o povo brasileiro, minha família, meus amigos"

lg

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo