Esporte

Escocês com pernas e braços amputados chega ao topo do monte Cervino

09/08/2016 19h26

Genebra, 9 Ago 2016 (AFP) - O escocês Jamie Andrew, que teve as pernas amputadas na altura dos joelhos e os braços amputados até o cotovelo, conseguiu chegar ao cume da montanha Cervino, nos Alpes suíços, com 4.478 metros de altitude, no último dia 4 de agosto.

"Realmente é possível conseguir qualquer coisa", declarou à AFP o alpinista, equipado com próteses e acompanhado por dois guias.

Andrew levou seis horas para subir e seis horas e meia na descida, o que supõe cinco horas a mais do que demora em média uma pessoa sem nenhuma deficiência física.

Jamie Andrew, que comemorou seu aniversário de 47 anos na véspera da aventura, lamentou não poder provar que é o primeiro homem com os quatro membros amputados a conseguir realizar tal façanha. "Mas sou", garantiu.

"Espero que isto mostre que podemos superar nossos sonhos", afirmou.

Jamie Andrew foi amputado em consequência de um acidente ocorrido há 17 anos nos Alpes franceses. Seu companheiro de escalada na ocasião perdeu a vida.

O escocês não quis deixar as montanhas. "Mas eu nunca sonhei que poderia escalar o Cervino, o meu primeiro objetivo eram as colinas da Escócia", conta.

Em 2004, Andrew, casado e pai de três filhos, conseguiu subir o Kilimanjaro (5.895 metros).

Nos últimos cinco anos, se preparou para subir o Cervino. Em 2014, ele quase conseguiu, mas teve de desistir quando estava a 250 metros do cume.

O monte Cervino, em forma de pirâmide, está situado próximo à fronteira com a Itália.

O próximo objetivo? "Farei uma pausa, antes de pensar nisso, mas certamente haverá outros desafios", afirma Jamie Andrew.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo