Topo

Pedro e Evandro perdem 2ª no vôlei de praia e correm risco de eliminação

09/08/2016 11h27

Rio de Janeiro, 9 Ago 2016 (AFP) - Derrotados na estreia, os brasileiros Pedro e Evandro se complicaram ainda mais na competição de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos Rio-2016, perdendo nesta terça-feira para dupla canadense Chaim Schalk e Ben Saxton por 2-1, colocando em perigo uma vaga nas oitavas.

Sob sol forte que esquentou a areia da Arena de Copacabana, o começo do jogo foi duríssimo. Os canadenses assumiram a liderança no placar no início e demoraram para largar o osso.

Na dupla brasileira, Evandro, 2,10 m de altura, é normalmente responsável por proteger a rede, mas, curiosamente, quem marcou os únicos dois pontos de bloqueio do primeiro set para o Brasil foi Pedro, duas jogadas cruciais para virar a partida em 13-12 e abrir 16-13.

Com a vantagem adquirida, foi só manter a precisão no ataque e, com direito a ace de Evandro, o Brasil fechou a parcial em 21-17.

No segundo, os canadenses aumentaram o nível, principalmente defensivo, salvando bolas incríveis e cravando no contra-ataque, normalmente com Schalk.

Com isso chegaram a abrir 12-9, uma diferença que Pedro e Evandro não conseguiram apagar. No fim da parcial, 21-18 para os canadenses e tudo igual no placar.

O terceiro e decisivo set, o mais parelho, foi repleto de trocas de lideranças no placar. Quem acabou fazendo a diferença, porém, foi o canadense Saxton, autor de três bloqueios decisivos que valeram a vitória ao Canadá, 16-14.

Com a segunda derrota em duas partidas pelo Grupo D, Pedro e Evandro não tem mais margem para erro. Para continuar na briga pela classificação às oitavas, os brasileiros não terão outra alternativa a não ser vencer o último compromisso pelo Grupo D, contra os letões Aleksandrs Samoilovs e Janis Smedins, nesta quinta-feira (11).

Vale lembrar que no torneio de vôlei de praia dos Jogos cada vitória na fase de grupos vale dois pontos, enquanto a derrota rende um ponto. Os primeiros e segundos colocados de cada chave vão às oitavas de final, assim como os dois melhores terceiros colocados.

Os outros quatro terceiros colocados disputam uma repescagem, com os vencedores avançando às oitavas, completando as 16 equipes.