Esporte

Primeira meta superada: Simone Biles inicia jornada olímpica com ouro por equipes

09/08/2016 21h52

Rio de Janeiro, 10 Ago 2016 (AFP) - As americanas conquistaram nesta terça-feira a medalha de ouro na ginástica artística feminina por equipes nos Jogos Rio-2016, lideradas pela estrela Simone Biles, que deseja fazer história na Cidade Maravilhosa.

A medalha de ouro foi a confirmação do título conquistado pelas americanas em Londres-2012 e o terceiro por equipes dos Estados Unidos na ginástica artística feminina.

A Rússia conquistou a medalha de prata, oito pontos atrás das americanas, enquanto a China levou a medalha de bronze.

Este é o primeiro título olímpico do já impressionante currículo da melhor ginasta do mundo, que aspira conquistar no Rio o recorde de cinco ouros em sua estreia nos Jogos.

Dona de 10 títulos mundiais, três deles na competição do individual geral, Biles já havia deixado claro nas classificatórias de domingo que veio ao Brasil para fazer história, ao ficar em primeiro em três dos quatro aparelhos.

E ela não falhou na hora H. Com uma forte equipe ao seu lado, as americanas conquistaram o primeiro lugar nos quatro aparelhos, com uma grande vantagem sobre as demais equipes, que se conformaram a brigar pelos outros lugares do pódio.

Sublime no cavalo, onde conseguiu a melhor nota da tarde, e quase perfeita no solo, seu exercício predileto, a explosiva ginasta que vive sorridente foi a única americana a se apresentar nos quatro aparelhos.

Como acontece com as grandes estrelas, ela foi a responsável por fechar a competição no solo. Quis o destino que, com o título americano já definido e suas companheiras se abraçando, ela se apresentasse no solo com todo o público voltado apenas para ela e sua espetacular rotina.

E Biles se divertiu mais do que nunca. A jovem de 1,45 metro, de puro músculo, que parece em estado de graça permanente. Ela passou a chamar a atenção há apenas três anos e algumas pessoas já a consideram a melhor ginasta da história.

Em sua meta de cinco medalhas douradas no Rio, ela conquistou a primeira.

A segunda pode vir na quinta-feira, durante a final do individual geral, em que não estará presente a atual campeã olímpica da prova, a americana Gabrielle Douglas.

Aos 20 anos, a primeira ginasta negra a conquistar o ouro olímpico no 'all-around' ficou de fora da final por conta da regra que impede mais de duas atletas do mesmo país na disputa de medalhas.

A segunda representante americana na final será Alexandra Raisman. Ela e Gabby Douglas são as únicas sobreviventes da equipe campeã em 2012.

BrasilA Rússia ficou com a prata, assim como nas Olimpíadas anteriores, no último momento graças a Aliya Mustafina - ginasta que mais conquistou medalhas nos Jogos recentes. A China levou o bronze e retornou ao pódio depois do fracasso em Londres-2012.

Na final por equipes também estavam Japão, Grã-Bretanha, Alemanha, Holanda e Brasil, que terminou em oitavo e último lugar.

As brasileiras chegaram à final por equipes com a quinta melhor pontuação das classificatórias.

Esta foi a segunda final da história da ginástica artística feminina brasileira.

Mas as meninas, Flávia Saraiva, Rebeca Andrade, Daniele Hypolito, Jade Barbosa e Lorrane Oliveira, não deram conta do nervosismo e cometeram muito mais erros do que no dia da estreia.

O caso da estreante Rebeca Andrade chamou a atenção, especialmente depois que ela surpreendeu ao se classificar para a final do individual geral com a quarta melhor pontuação, atrás apenas do trio americano.

Mas ela tirou a pior nota da equipe ao sofrer uma queda no exercício do solo, no qual se apresenta ao som de Beyoncé.

Mesmo com as falhas, a torcida na Arena Olímpica não desanimou, e continuou animando suas atletas até o último aparelho.

Mas admirados com a excelência de Biles, aplaudiram de pé a apresentação do solo da americana, que voltou a voar em ritmo de samba, mostrando que sua ginástica é de outro mundo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo