Esporte

Simone Biles rouba cena no quarto dia dos Jogos do Rio

09/08/2016 22h41

Rio de Janeiro, 10 Ago 2016 (AFP) - As americanas conquistaram nesta terça-feira a medalha de ouro na ginástica artística feminina por equipes nos Jogos Rio-2016, lideradas pela estrela Simone Biles, que começa a fazer história na Cidade Maravilhosa.

A medalha de ouro foi a confirmação do título conquistado pelas americanas em Londres-2012 e o terceiro por equipes dos Estados Unidos na ginástica artística feminina.

A Rússia conquistou a medalha de prata, oito pontos atrás das americanas, enquanto a China levou a medalha de bronze.

Este é o primeiro título olímpico do já impressionante currículo da melhor ginasta do mundo, que aspira conquistar no Rio o recorde de cinco ouros em sua estreia nos Jogos.

O dia foi marcado pelo fim do jejum de medalhas de ouro da França, que conquistou um título no torneio de Hipismo e outro na Canoagem.

Os cavaleiros franceses levaram a primeira medalha de ouro para seu país no Rio ao vencer o concurso completo por equipes no centro de hipismo de Deodoro.

Os franceses somaram 169 pontos para conquistar seu segundo título neste concurso, após o alcançado em Atenas-2004. A Alemanha, campeã olímpica em Londres-2012, ficou com a medalha de prata, após somar 172,80 pontos, enquanto os australianos, que lideravam a classificação após o adestramento e o 'cross country', terminaram com o bronze com 175,30 pontos.

Na prova individual do concurso completo, o alemão Michael Jung também conquistou o primeiro ouro de seu país no Rio, revalidando o título de Londres-2012.

A medalha de prata ficou com o francês Astier Nicolas, e o americano Phillip Dutton levou o bronze.

Na Canoagem, o francês Denis Gargaud obteve o título no C1 slalom, sucedendo seu compatriota Tony Estanguet, três vezes campeão olímpico, inclusive há quatro anos em Londres.

Gargaud superou no pódio o eslovaco Matej Benus, prata, e o japonês Haneda Takuya, bronze.

A atiradora Anna Korakaki deu à Grécia sua primeira medalha de ouro no Rio, na prova de tiro esportivo da pistola a 25 metros.

A grega de 20 anos derrotou a alemã Monika Karsh, prata, por 8-6 no duelo pelo título. A suíça Heidi Diethelm Gerber ficou com o bronze.

No judô, Tina Trstenjak também deu à Eslovênia sua primeira medalha de ouro, com a vitória sobre a francesa Clarisse Agbegnenou na categoria até 63 quilos. A holandesa Anicka Van Emden e a israelense Yarden Gerbi ficaram com o bronze.

Na categoria até 81 quilos, o russo Khasan Khalmurzaev obteve o ouro ao derrotar o americano Travis Stevens. As medalhas de bronze ficaram com o japonês Takanori Nagase e o árabe emirense Sergiu Toma.

As chinesas Chen Ruolin e Liu Huixia conquistaram a medalha de ouro na disputa da plataforma de 10 metros sincronizada dos saltos ornamentais.

Esta é a quinta medalha de ouro olímpica de Chen, igualando a marca estabelecida no domingo pela colega de equipe Wu Minxia.

A prata foi conquistada por Pandelela Rinong e Cheong Jun Hoong, da Malásia, enquanto as canadenses Meaghan Benfeito e Roseline Filion ficaram com o bronze.

No levantamento de peso, a chinesa Deng Wei ganhou o ouro na categoria de 63kg com um recorde mundial, com um total combinado de 262 kg.

A norte-coreana Choe Hyo-Sim conseguiu a medalha de prata (248 kg), enquanto a cazaque Karina Goricheva foi bronze (243 kg).

Deng Wei levantou 115 kg no arranque e 147 kg no arremesso, quebrando em um quilo o recorde de 261 kg da taiwanesa Lin Tzu-chi, que conseguiu essa marca quando conquistou o ouro nos Jogos Asiáticos de Incheon.

O chinês Shi Zhiyong conquistou o ouro na categoria até 69 kg, ao levantar o total de 352 quilos.

O turco Daniyar Ismayilov (351 kg) levou a medalha de bronze e Izzat Artykov (339 kg), do Quirguistão, o bronze.

No torneio de esgrima, o sul-coreano Park Sang-young obteve seu primeiro título de campeão olímpico ao ganhar a final de espada individual por 15-14 diante do húngaro Geza Imre.

A medalha de bronze ficou com o francês Gauthier Grumier.

Violência no RioEnquanto nas arenas o esporte segue sem maiores incidentes, nas ruas do Rio os criminosos não se intimidam com o enorme aparato de segurança montado na cidade.

Um ônibus para o transporte de jornalistas credenciados foi atacado na noite de terça-feira perto da Cidade de Deus, mas não ficou claro se foram tiros ou pedras.

"Escutamos dois impactos no lado direito do ônibus, duas janelas se quebraram. Uma pessoa ficou ferida, um repórter de Belarus, na mão, no dedo. A confusão era se eram balas ou pedras", disse à AFP Gastón Sainz, do jornal argentino La Nación.

"Nós nos jogamos no chão e em dois minutos chegou a polícia, parou o ônibus e nos escoltou até o MPC (Centro Principal de Imprensa) com os vidros quebrados".

O incidente aconteceu pouco depois das 20h00 na altura de Curicica, perto da Cidade de Deus.

Na praia de Copacabana, o belga Dirk Van Tichelt, medalha de bronze de judô na categoria até 73 kg, foi agredido na segunda à noite, segundo o Comitê Olímpico Belga.

"O celular de seu parceiro de treino tinha acabado de ser roubado e, quando corria para tentar pegar o ladrão, foi agredido no rosto por outro", contou o diretor de Comunicações do COB, Luc Rampaer.

"Como a polícia estava do lado, ele prestou queixa, antes de ir para um hospital para ser examinado, por precaução, mesmo que não tenho sido nada grave", acrescentou.

Desde os início dos Jogos Olímpicos Rio-2016, várias delegações estrangeiras foram vítimas de roubos e agressões. No último sábado, o ministro português da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, foi atacado e roubado em Ipanema.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo