Esporte

Brasil perde set para o Canadá, mas vence segundo jogo no vôlei masculino

10/08/2016 00h48

Rio de Janeiro, 10 Ago 2016 (AFP) - A seleção masculina de vôlei do Brasil voltou a dar um grande susto na torcida, assim como havia feito na estreia, e perdeu o primeiro set para o Canadá, nesta terça-feira nos Jogos Olímpicos Rio-2016, mas se recuperou e virou a partida.

Na estreia da competição contra a equipe do México, Bruninho, Serginho e companhia também começaram a partida em desvantagem, mas venceram por 3-1.

A segunda vitória brasileira pelo Grupo A, no ginásio do Maracanãzinho lotado, terminou com parciais de 24-26, 25-18, 25-22 e 25-17 para a equipe do técnico Bernardinho.

Sem tradição no vôlei, o Canadá impressionou na estreia, vencendo os Estados Unidos por contundentes 3 a 0. Contra o Brasil, mostrou que o triunfo no duelo norte-americano não aconteceu à toa.

No início do primeiro set, muito equilíbrio. Com dois erros bobos de Bruninho em levantamentos para Lucarelli e Maurício, o Canadá abriu três pontos de vantagem, mas o Brasil tirou a diferença e assumiu a liderança no placar.

Com o andar do jogo, mais concentrado, o Brasil parecia se encaminhar rumo à vitória tranquila na parcial, chegando a abrir 20-16 e tendo set-point com 24-21. Erros infantis, porém, como uma recepção errada de Maurício em bola fácil nas mãos de Serginho, permitiram aos canadenses reagir e virar a parcial para 26-24.

Uma estatística que resume bem o motivo da derrota brasileira no primeiro set e que levou Bernardinho à loucura: o Canadá marcou 13 pontos em erros do Brasil no set.

- Virada e liderança -O segundo set seguiu o mesmo cenário do primeiro. Quando encaixavam seu jogo técnico e rápido, os brasileiros abriam boas vantagem no placar. Em seguida, erravam em demasia e o Canadá voltava a encostar. Mas desta vez o Brasil conseguiu terminar o set em alto nível e em cravada de Maurício fechou em 25-18.

A terceira parcial seguiu equilibrada até o placar de 18-18, mas o Brasil conseguiu abrir vantagem nos momentos decisivos, fechando em 25-22, novamente com Maurício acertando o ataque decisivo.

No quarto set, o cenário foi muito mais tranquilo e o Brasil não teve dificuldades para impor sua superioridade, com vitória de 25-17.

Lucarelli anotou 14 pontos na partida e foi o destaque da seleção.

Depois do ouro em Atenas-2004 e das medalhas de prata em Pequim-2008 e Londres-2012, a equipe comandada por Bernardinho sonha com a volta ao lugar mais alto do pódio olímpico.

Após uma série de vice-campeonatos no último ciclo olímpico, como o Mundial da Polônia-2014 e a Liga Mundial deste ano, as atuações pouco convincentes no início dos Jogos Rio-2016 mostram que reconquistar o ouro olímpico será tarefa árdua.

O Brasil volta à quadra na quinta-feira para enfrentar os Estados Unidos às 22h35 no Maracanãzinho. Em seguida a seleção encara, na ordem, Itália e França.

Nas partidas do Grupo A que antecederam o duelo Brasil-Canadá, a França derrotou o México por 3 sets a 0, enquanto a Itália superou os Estados Unidos por 3 a 1.

Com isso, brasileiros e italianos estão empatados na liderança da chave com 6 pontos. Canadá e França vêm logo atrás com 3 e Estados Unidos e México ainda não pontuaram.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo