Topo

Camilo cai nas oitavas e Brasil tem mais um dia sem medalha no judô

10/08/2016 12h55

Rio de Janeiro, 10 Ago 2016 (AFP) - O judoca brasileiro Tiago Camilo deu adeus ao sonho de conquistar em casa sua terceira medalha olímpica ao perder nas oitavas de final da categoria até 90 kg para Mammadali Mehdiyev, do Azerbaidjão, poucos minutos depois de Maria Portela ser eliminada no feminino.

Aos 34 anos, o paulista disputou no Rio sua quarta e última olimpíada. Ele conquistou a prata em Sydney-2000, na categoria até 73 kg, e o bronze em Pequim-2004 (até 81 kg), além do título mundial de 2007, na Cidade Maravilhosa.

Com esse revés, o esporte que mais rendeu medalhas ao Brasil conquistou apenas uma medalha em cinco dias de competição, o ouro de Rafaela Silva, na última segunda-feira.

A estreia tinha sido promissora, com um belo ippon sobre o sul-africano Zack Piontek, levando à loucura o público da Arena Carioca 2, que gritava "O campeão voltou!".

A luta contra Mehdiyev foi franca e intensa, com ambos os judocas buscando a queda.

O primeiro a conseguir foi Tiago, com um yuko que levantou a torcida, faltando pouco menos de dois minutos para o fim. Aos gritos de "Ti-a-go", o público continuou empurrando para ajudá-lo a segurar a vantagem até o fim, mas o veterano foi surpreendido por um Wazari, seguido de um yuko por imobilização.

Precisando de um ippon Tiago, foi para o tudo ou nada, mas o adversário não abriu brechas e as punições por falta de combatividade não adiantaram.

Apesar da derrota, o brasileiro foi merecidamente reverenciado pela torcida, que reconheceu a trajetória de um dos maiores judocas do país.

Ele deixou o tatame visivelmente abatido e, ao mesmo tempo, emocionado pelo carinho do público.