Topo

Já classificadas, Ágatha e Bárbara encerram fase de grupos com derrota

10/08/2016 19h30

Rio de Janeiro, 10 Ago 2016 (AFP) - As brasileiras Ágatha e Bárbara, campeãs do mundo em 2015 e favoritas ao ouro no torneio de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos, foram derrotadas pelas espanholas Liliana Fernandez e Elsa McMillan em dois sets (21-17, 22-20), nesta quarta-feira, um resultado que valeu o segundo lugar no Grupo B.

O duelo era um tira-teima para saber quem ficaria com a liderança da chave e as espanholas, muito mais consistentes durante toda a partida, venceram por merecimento e seguem perfeitas na Rio-2016, com três vitórias e nenhum set perdido.

Na estreia da competição, a dupla brasileira havia vencido as tchecas Hermannova e Slukova. No segundo jogo, outra vitória, desta vez sobre a dupla argentina Gallay e Klug. Com isso, chegaram à terceira partida classificadas.

O início de jogo não foi bom e as espanholas lideraram o placar durante todo o primeiro set. Nem a sequência de quatro aces seguidos de Ágatha foi suficiente para recuperar o atraso na parcial, finalizada em 21-17 para a Espanha.

As brasileiras voltaram melhor no segundo set e, desta vez, foram elas que mandaram no placar praticamente de ponta a ponta. Ágatha e Bárbara, porém, acabaram vacilando no pior momento possível, deixando a dupla espanhola virar a partida em 19-18.

Muito seguras, abusando das deixadinhas na paralela, Fernandez e McMillan fecharam o jogo e a partida com saque que Bárbara não conseguiu segurar, 22-20.

- Alison lesionado -Mais cedo, pelo torneio masculino, a dupla brasileira Alison e Bruno venceu os italianos Alex Ranghieri e Ignacio Raurich por 2 sets a 0, pelo Grupo A da competição de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos Rio-2016, e selaram a vaga para as oitavas de final.

Precisando passar pelos italianos para não depender de outros resultados, Alison e Bruno voltaram a mostrar o vôlei que fez deles os favoritos ao ouro, vencendo a partida em dois sets, parciais de 21-19 e 21-16, sob chuva e vento, que atrapalharam o espetáculo na Arena de Copacabana.

A vitória era esperada, mas parecia estar em perigo quando, no meio do primeiro set, Alison subiu para bloquear um ataque italiano e torceu o tornozelo, precisando de atendimento médico no momento em que o placar apontava 5-6 para a dupla italiana.

Após deixar o público apreensivo e preocupado com seu estado físico, o gigante de 2.03 m se recusou a desistir e voltou para o jogo no sacrifício. Mesmo mancando muito, ajudou o companheiro Bruno a fechar o duro primeiro set em 21-19 com uma forte cravada.

No segundo set, ainda com Alison sentindo a lesão, Bruno precisou assumir a responsabilidade e não decepcionou. Na base da habilidade e inteligência, com bolas de efeitos e várias largadinhas, o camisa 2 liderou o caminho rumo à vitória tranquila na parcial, vencida por 21-16.

Após a partida, Alison precisou imobilizar o tornozelo direito e passará por exames mais detalhados para saber a gravidade da lesão.

O 'Mamute', no entanto, se mostrou confiante em poder continuar disputando os Jogos.

"Os médicos me deixaram tranquilo, provavelmente é uma torção leve. O Bruno ficou tranquilo. Acontece, mas não tinha como não voltar à quadra com uma torcida dessas nos apoiando", explicou.

Classificados em primeiro lugar no Grupo A, os brasileiros aguardam para descobrir o adversário nas oitavas de final, que deve sair da repescagem.