Esporte

Brasil perde para Croácia no basquete e complica chances de classificação

11/08/2016 19h16

Rio de Janeiro, 11 Ago 2016 (AFP) - Em jogo em que foi dominada, mas conseguiu reagir no fim, a seleção masculina de basquete do Brasil acabou derrotada pela Croácia 80-76, nesta quinta-feira na Arena Carioca 1 dos Jogos Olímpicos Rio-2016, complicando as chances de classificação às quartas de final do torneio.

Derrotados na estreia pela Lituânia, a vitória no segundo jogo sobre a Espanha havia dado vida nova para a Brasil na busca pela classificação às quartas de final, uma vaga que se distancia com a derrota para a Croácia.

Leandrinho foi o cestinha do Brasil com 16 pontos, mas a equipe do técnico Ruben Magnano não encontrou resposta para a partida inspirada do croata Bojan Bogdnanovic, autor de 33 pontos.

Com a derrota, o Brasil permanece na quarta colocação do complicado Grupo B com 4 pontos, mas poderá ser ultrapassado pela Espanha (5ª com 2 pontos), que nesta quinta-feira ainda enfrenta a Nigéria (6ª com 2 pontos).

Já os croatas assumiram a liderança provisória da chave com 5 pontos, mas um jogo a mais que Argentina (2ª, 4 pts) e Lituânia (3ª, 4 pts), que duelam para encerrar a rodada. Os quatro primeiros colocados se classificam às quartas de final.

Para piorar a situação do Brasil, o duríssimo Grupo B reserva outra pedreira pela frente para Leandrinho, Nenê e companhia.

No sábado, o Brasil volta à quadra para disputar clássico de enorme rivalidade contra a Argentina de Manu Ginobili e só a vitória interessa para seguir sonhando com a classificação. No dia 15, a equipe encerra a participação na fase de grupos contra a Nigéria, considerada a equipe mais fraca da chave.

- Início ruim atrapalha Brasil -Depois de Lituânia e Espanha, o difícil torneio olímpico de basquete colocou mais uma excelente equipe no caminho do Brasil: a seleção croata repleta de jogadores da NBA, como Mario Hezonja, Dario Saric e Bojan Bogdanovic.

Assim como havia feito contra a Espanha, o Brasil entrou ligado na partida, aproveitando sua superioridade física para dominar o garrafão com Nenê e Augusto Lima aparecendo bem nos rebotes ofensivos.

A Croácia, porém, não deixava a equipe brasileira abrir vantagem, apostando nos arremessos de três pontos, que fizeram a diferença. Só no primeiro quarto, os croatas acertaram quatro em seis arremessos. Bogdanovic, ala do Brooklyn Nets, foi o destaque do primeiro tempo, imparável nas infiltrações, anotando 16 pontos.

Do outro lado, o Brasil sofreu com aproveitamento ruim nos arremessos (36%), a exemplo de Nenê, que errou os cinco que tentou no primeiro tempo.

A eficiência croata, aliada à falta de pontaria do Brasil, fizeram a equipe do técnico Ruben Magnano voltar para o vestiário perdendo por 10 pontos (41-31).

No segundo tempo, as duas equipes seguiram o mesmo roteiro e a Croácia não deu espaço para uma reação do Brasil.

Cada vez que a seleção encaixava uma boa sequência ofensiva, anotando cestas seguidas, inflamando a Arena Carioca 1, os croatas respondiam com um arremesso de três que calava a torcida brasileira. Ao fim do terceiro período, o Brasil perdia por 59-50.

Nos últimos 10 minutos de jogo, a equipe brasileira foi para o tudo ou nada em busca da reação e se viu obrigada a arriscar arremessos de três pontos para cortar a grande desvantagem.

Para alegria das arquibancadas, a bola começou a entrar. Leandrinho, Guilherme Giovannoni duas vezes e Marcelinho Huertas acertaram tiros de longe que fizeram o Brasil encostar a três pontos com 1 minuto para o fim do jogo.

O maior problema, porém, era conseguir parar Bogdanovic. Com uma linda infiltração em que deixou Nenê para trás antes de finalizar na bandeja, o ala marcou dois de seus 33 pontos na partida e colocou o ponto final na reação do Brasil.

am

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo