Esporte

Thiago Pereira avança à final dos 200 m e terá último encontro com Phelps e Lochte

11/08/2016 01h57

Rio de Janeiro, 11 Ago 2016 (AFP) - O nadador brasileiro Thiago Pereira garantiu sua quarta participação seguida na final olímpica dos 200 m medley, nesta quarta-feira, marcando o terceiro melhor tempo das semifinais, atrás dos monstros sagrados Michael Phelps e Ryan Lochte.

Curiosamente, os três nadaram na mesma bateria, em uma espécie de final antecipada.

Phelps fechou a prova em 1:55.78, cinco décimos à frente de Lochte (1:55.78). Thiago ficou quase um segundo atrás dos dois americanos, com tempo de 1:57.11.

Outro que deve brigar por medalha é o japonês Kosuke Hagino, que venceu a primeira bateria em 1:57.38, garantindo o quarto melhor tempo.

O Brasil por pouco não teve dois representantes nos 200 m medley. Henrique Rodriges chegou em quarto na primeira bateria, mas não foi suficiente, já que obteve o nono tempo (1:59.23) e apenas oito se classificam.

"O que teremos amanhã será uma prova que não vai ser fácil. Não é novidade para ninguém. Minha missão será bem difícil, mas, como na minha vida nada foi fácil, vai ser mais um desafio amanhã", declarou o nadador de Volta Redonda.

Medalhista de prata nos 400 medley em Londres-2012, Thiago sempre bateu na trave nos 200 m, chegando uma vez em quinto (2004) e duas em quarto (2008 e 2012).

Phelps é o atual tricampeão dessa prova e Lochte já tem duas pratas e um bronze.

Se garantir o tetra inédito, Phelps conquistará sua 26ª medalha olímpica, recorde absoluto, sendo 22ª de ouro.

"Nas últimas três olimpíadas, meus principais adversários (Phelps, Lochte e Lazlo Cseh) conquistaram 38 medalhas e nosso país inteiro conquistou 42. É isso que tenho pela frente", ressaltou.

"Amanhã será nosso último encontro, Phelps vai parar, não sei qual vai ser a decisão do Ryan, então com certeza vai ser um momento único para todos", prometeu.

Leonardo de Deus (200 m costas) e Etiene Medeiros (100 m livre) também disputaram semifinais, mas nenhum dos dois conseguiram avançar.

- Surpresa cazaque -Já Marcelo Chierighini ficou em oitavo e último lugar na grande final dos 100 m livre, vencida pelo jovem australiano Kyle Chambers, de apenas 18 anos.

Nathan Adrian, medalhista de ouro em Londres-2012, teve que se contentar com o bronze e foi frustrado na sua tentativa de tornar-se o primeiro americano a defender o título desde Johnny Weissmuller, que também ficou famoso por dar vida a Tarzan no cinema, bicampeão em 1924 e 1928.

A maior surpresa da noite foi a vitória do desconhecido Dmitriy Balandin nos 200 m peito, que nadou na raia 8, tradicionalmente reservada aos azarões, e surpreendeu os favoritos para garantir a primeira medalha da história do Cazaquistão na natação.

Nos 200 m borboleta, Mireia Belmonte conquistou seu primeiro ouro olímpico, depois de duas pratas e um bronze, ao vencer a prova com apenas 3 centésimos de vantagem sobre a australiana Madeline Groves.

Coube a Katie Ledecky fechar a noite em grande estilo. Quando a jovem prodígio de 19 anos mergulhou na água, o revezamento 4x200 m dos Estados Unidos estava quase um segundo atrás da Austrália.

A 'Phelps de saias' apareceu para colocar as americanas na frente e fechar com cerca de dois segundos de vantagem sobre as 'Aussies', dando o troco da derrota nos 4x100 m.

No total, Ledecky já conquistou quatro medalhas no Rio: três ouros (200, 400 e 4x200) e uma prata.

Nas provas individuais, ela sonha em completar a trinca 200-400-800, para repetir a façanha de Debbie Meyer nos Jogos de 1968, na Cidade do México.

lg

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo