Esporte

Baby vence holandês e lutará pelo bronze no judô

12/08/2016 18h49

Rio de Janeiro, 12 Ago 2016 (AFP) - O peso pesado Rafael Silva, o Baby, se recuperou da derrota sofrida para o mito francês Teddy Riner e garantiu sua vaga para a disputa da medalha de bronze ao derrotar o holandês Roy Meyer, nesta sexta-feira, pela categoria acima de 100 kg.

Com visual de Mr T, o ator americano que ficou famoso pelo papel do sargento B.A do esquadrão classe A e pelo vilão de Rocky III, o holandês é bem menor e menos 'volumoso' que o brasileiro, mas foi um oponente muito duro.

O combate se resumiu a uma briga ferrenha pela pegada, com poucos ataques e nenhum golpe encaixado.

O público gritava "Baby" e "Brasil" a todo momento, e torcedores fizeram o gestos com as mãos pedindo penalidade contra o holandês.

Eles foram atendidos com 1 minuto e 20 segundos de luta, com um shido do árbitro.

A punição não deixou a luta mais aberta e cada atleta levou um shido cada faltando um minuto para o fim.

O holandês começou a acordar, se jogando para o ataque no desespero, mas Baby soube aguentar firme até o fim para se garantir na luta pelo bronze.

O adversário será o mongol Abdullo Tangriev, de 35 anos, um dos poucos judocas a ter derrotado Riner, nos Jogos de Pequim-2008. O veterano perdeu a segunda semifinal para o jovem japonês Hisayoshi Harazawa, adversário de o francês na decisão.

Na outra semi, o Riner passou sufoco contra o israelense Or Sasson, em uma das suas lutas mais duras dos últimos anos, mas mostrou porque é considerado o maior judoca de todos os tempos ao garantir a vitória no último segundo, com um wazari numa técnica de sacrifício tão ousada quanto espetacular.

Oito vezes campeão mundial, o francês 27 anos está invicto há 97 lutas em competições internacionais. O mito busca sua terceira medalha no Rio, depois do bronze de Pequim-2008 e do ouro de Londres-2012.

Foi na Cidade Maravilhosa que o ídolo se sagrou campeão mundial pela primeira vez, em 2007, quando tinha apenas 18 anos.

No feminino, Maria Suelen Altheman, dona de duas medalhas de prata em Mundiais, ficou pelo caminho ao perder logo na primeira luta, para a sul-coreana Minjeong Kim.

lg

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo