Esporte

Bellucci vence 1º set mas perde para Nadal e está fora dos Jogos Olímpicos

12/08/2016 21h31

Rio de Janeiro, 12 Ago 2016 (AFP) - O brasileiro Thomaz Bellucci, número 54 no ranking da ATP, lutou muito, saiu em vantagem, mas não conseguiu manter o ritmo e foi derrotado pelo espanhol Rafael Nadal, quinto na classificação mundial, nas quartas de final do torneio de tênis dos Jogos Olímpicos.

Nadal, que tem 14 títulos de Grand Slam, venceu por 2-1, de virada, com parciais de 2-6, 6-4 e 6-2, em 2 horas e um minuto.

Em um clima que parecia uma mistura de Copa Davis com jogo de futebol, a torcida, aos gritos de "eu acredito", empurrou o tenista brasileiro na quadra central do complexo de tênis do Parque Olímpico.

Jogando com personalidade, Bellucci fez um excelente primeiro set. O paulista de 28 anos quebrou o saque de Nadal em duas oportunidades, no terceiro e no sétimo games. A cada chance de break-point os torcedores gritavam "vamos quebrar" e o brasileiro soube aproveitar suas oportunidades.

Tudo era motivo para comemoração: quando Nadal pediu um desafio no 15-30 do terceiro game e o sistema de vídeo mostrou que o espanhol estava equivocado, as arquibancadas quase vieram abaixo.

Bellucci manteve o jogo consistente e, com um ace, confirmou o saque no oitavo game para fechar a parcial em 6-2.

No início do segundo set, a sorte parecia do lado do brasileiro. No segundo game, com 15-0, ele aplicou uma deixada, a bola bateu na fita da rede e passou, para delírio da torcida.

Mas Nadal, que não pareceu sentir as dores no pulso que o afastaram do circuito profissional nos últimos meses, mostrou que a partida seria diferente na segunda parcial e quebrou o saque do brasileiro no quarto game, para em seguida confirmar seu serviço e abrir 4-1.

Sem novas quebras, o placar chegou a 5-3 para o espanhol. Momento em que os gritos de "vamos quebrar" retornaram. E Bellucci fez o mais difícil: atendeu o pedido da torcida, estabeleceu o 5-4, mas depois não conseguiu confirmar o serviço. Com uma bela passada, Nadal fechou o set em 6-4.

No terceiro set, depois de abrir 2-1, o espanhol solicitou a presença do médico para fazer um curativo no pé esquerdo.

Na volta, Nadal quebrou o saque de Bellucci. No quinto game, com 40-40, o árbitro teve que pedir silêncio ao público para que o espanhol conseguisse executar o saque e abrir 4-1.

No oitavo game, Nadal aproveitou o primeiro match point e fechou a partida com 6-2 no terceiro set.

Murray nas semifinaisA torcida reconheceu o esforço do brasileiro e gritou seu nome ao final da partida.

Em um torneio olímpico marcado pela queda prematura de vários favoritos, a começar pelo líder do ranking ATP, o sérvio Novak Djokovic, logo na primeira rodada, Bellucci esá vivendo uma semana de muitas emoções. Na estreia ele perdia para o alemão Dustin Brown (86 no ranking ATP) e estava próximo da eliminação, quando o rival torceu o tornozelo e se viu obrigado a abandonar o jogo.

Na segunda rodada, ele venceu o uruguaio Pablo Cuevas (21º da classificação mundial) e na terceira rodada o belga David Goffin (14º da ATP), antes de encarar Nadal.

Nas semifinais, o espanhol enfrenta o argentino Juan Martin Del Potro, que eliminou Djokovic na primeira rodada e nesta sexta-feira bateu o espanhol Roberto Bautista Agut por 2-1 (7-5 e 7-6 (7/4)).

A segunda semi reunirá o britânico Andy Murray, número dois do mundo que derrotou o americano Steve Johnson por 2-1 (6-0, 4-6, 7-6 (7/2)) e o japonês Kei Nishikori, que superou o francês Gael Monfils também por 2-1 (7-6 (7/4), 4-6 e 7-6 (8/6)).

No torneio feminino, a final será disputada entre a alemã Angelique Kerber e a surpreendente portorriquenha Mónica Puig.

Nas semifinais, Kerber superou a americana Madison Keys por 63 e 7-5, enquanto Puig derrotou a tcheca Petra Kvitova por 6-4, 1-6 e 6-3.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo