Topo

Duelo Argentina-Brasil no oitavo dia do basquete no Rio-2016

12/08/2016 13h31

Rio de Janeiro, 12 Ago 2016 (AFP) - O Brasil enfrenta no sábado a Argentina no duelo latino-americano de alta voltagem do torneio de basquete do Rio-2016, buscando não desperdiçar sua chance de passar às quartas, enquanto a Espanha busca contra a Lituânia uma vitória que garanta sua posição entre os quatro primeiros de seu grupo.

"Vamos nos preparar bem para este jogo (contra a Argentina). Será uma batalha muito dura e esperamos fazer uma boa partida para ter um bom resultado", declarou na quinta-feira o brasileiro Guillherme.

Os brasileiros estão provisoriamente na quinta posição da classificação do grupo B da competição, o que os deixaria fora das quartas, faltando ainda duas partidas.

"A irregularidade foi um pouco nossa característica aqui. Fazemos uns minutos bons e depois caímos em um precipício", disse o técnico do Brasil, o argentino Rubén Magnano, ressaltando que "precisamos da vitória contra a Argentina. Minha preocupação é vencer a Argentina para que o Brasil siga nos Jogos".

A tarefa é complicada para os brasileiros, diante de uma Argentina que perdeu por uma pequena margem na quinta-feira para a Lituânia (80-73) e venceu a Croácia (90-82) e a Nigéria (94-66).

"Tenho raiva porque perdemos, mas temos que ficar tranquilos, estamos bem", disse o argentino Facundo Campazzo, após o encontro contra a Lituânia, que é a líder do grupo com três vitórias e que já tem sua passagem às quartas de final garantida.

Os bálticos são os próximos rivais da Espanha, que conseguiu um balão de oxigênio na quinta-feira ao vencer a Nigéria por 96-87 em uma partida disputada. Antes desta vitória, a seleção espanhola, atual vice-campeã, estava com um pé de fora dos Jogos Rio-2016.

- 'Nervosos' -"Ficamos nervosos, sentimos a pressão da situação, espero que esta vitória nos permita relaxar, nos ajude a manter a concentração necessária durante os 40 minutos das duas próximas partidas contra duas seleções tão difíceis quanto Lituânia e Argentina", disse o treinador espanhol Sergio Scariolo após o encontro.

O início da partida, com o ginásio vazio devido a um objeto suspeito que a polícia precisou detonar antes de deixar o público entrar, somou nervosismo à equipe espanhola, que não podia falhar diante dos nigerianos.

Os africanos enfrentarão a Croácia em sua próxima partida, na qual uma quarta derrota consecutiva os deixaria sem chances de passar às quartas de final.

Os croatas, terceiros do grupo, buscarão uma vitória que os coloque nesta posição e evite o quarto lugar, ocupado agora pela Espanha, para evitar um mais que provável confronto com os Estados Unidos nas quartas de final.

Na competição feminina, a Austrália, já classificada para a fase eliminatória, enfrenta no sábado Belarus no último dia do grupo A, buscando cinco vitórias nesta fase de grupos.

Belarus, que é a quinta do grupo, precisa de uma vitória e espera que a Turquia, que enfrenta a já eliminada seleção brasileira, perca para alcançar esta quarta posição, que a levaria para a próxima fase.

As turcas enfrentam o Brasil esperando manter sua quarta posição, enquanto na última partida do dia o Japão jogará com a França lutando pela segunda posição do grupo.

- Programa do oitavo dia do torneio olímpico de basquete:

- Torneio masculino (Grupo B):

Argentina - Brasil (14h15)

Espanha - Lituânia (19h00)

Croácia - Nigéria (22h30)

- Torneio feminino (Grupo A):

Austrália - Belarus (12h15)

Turquia - Brasil (15h30)

Japão - França (17h45).