Topo

Nadadora chinesa Chen Xinyi dá positivo em teste antidoping no Rio

12/08/2016 06h12

Pequim, 12 Ago 2016 (AFP) - A nadadora chinesa Chen Xinyi deu positivo em um teste antidoping durante os Jogos Olímpicos do Rio, informou nesta sexta-feira a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, que citou a Associação de Natação desta nação asiática (CSA).

Chen Xinyi deu positivo no domingo, dia 7 de agosto, ao diurético hidroclorotiazida. Nesse dia, a atleta de 18 anos terminou em quarto na final dos 100 metros borboleta.

Chen apelou ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para que sejam realizados mais exames, acrescentou.

A CSA indicou que considera "o assunto de maneira séria" e exigiu "uma cooperação completa de Chen na investigação em andamento", segundo declarações recolhidas pela Xinhua.

"A CSA se opõe firmemente ao uso de substâncias proibidas. Cooperaremos com o Tribunal Arbitral do Esporte a respeito e respeitaremos sua decisão final", acrescentou a federação chinesa de natação, segundo a mesma fonte.

Os diuréticos estimulam o fluxo de urina e podem ser utilizados como "agentes mascaradores" para ocultar outro tipo de substâncias que melhoram o rendimento.

A China volta ao centro das polêmicas dias após o francês Camille Lacourt, quinto na final de 100 metros costas da natação no Rio, criticar o campeão chinês dos 200 metros Sung Yang, que deu positivo em 2014 e cumpriu três meses de suspensão.

"Sun Yang 'mija' roxo!", lançou nos microfones de rádios francesas.

"Quando vejo o pódio dos 200 metros livres, tenho vontade de vomitar. Prefiro lembrar esta multidão que gritou quando os nadadores entraram, esta piscina olímpica que é genial. E esquecer um pouco este esporte negócio", afirmou.

Em março, a CSA descobriu que seis nadadores de seu país tiveram resultados positivos nos meses anteriores, mas dois deles receberam apenas uma advertência.