Esporte

Neymar x Colômbia, um revival em busca das semifinais dos Jogos do Rio-2016

12/08/2016 21h40

São Paulo, 12 Ago 2016 (AFP) - Uma vértebra lombar fraturada e o adeus à Copa do Mundo de 2014. Alvo de faltas, insultos e expulsão da Copa América 2015. Agora Neymar volta a enfrentar a mesma Colômbia pelas quartas de final dos Jogos Rio-2016, um encontro que já deixou feridas e muita raiva.

Brasil e Colômbia buscarão passar às semifinais do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos neste sábado, em São Paulo, depois de superar uma primeira fase com resultados amargos e muitas críticas, que acabaram sendo superados.

Tudo contribui para uma noite espetacular de futebol e emoção: de um lado Neymar e uma seleção que vem decepcionando; de outro, 'Teo' Gutiérrez e um time que encontrou a sensibilidade de seu jogo.

"Temos que incomodá-los, tirar a bola deles. Não vamos deixar de lado o respeito que temos por Neymar, pelo que ele representa como jogador, mas queremos avançar independentemente de quem seja", disse o técnico colombiano Carlos 'Piscis' Restrepo.

Mas Neymar e companhia têm sobre as costas um peso extra: ganhar a medalha de ouro, o único título que falta para o Brasil, e que serviria para compensar a vergonha do 7-1 na Copa.

- Cinquenta a cinquenta -É difícil apontar um favorito entre os dois times que se conhecem muito bem e que desde o Mundial-2014 se enfrentaram em três ocasiões, com duas vitórias para os brasileiros e uma para os colombianos.

A seleção brasileira ganhou confiança com a goleada por 4-0 contra a Dinamarca, na última partida da primeira fase, depois de dois empates em 0-0 com a África do Sul e o Iraque. Neymar, no entanto, tem sido criticado por seu baixo rendimento.

O time colombiano também empatou em suas primeiras apresentações (2-2 com Suécia e Japão), mas se recuperou com a vitória convincente sobre a Nigéria (2-0) depois de ajustar seu sistema defensivo.

"A Colômbia é muito forte coletivamente, exercem uma pressão no centro do campo e tem movimentos muito rápidos. Vamos enfrentar uma equipe muito bem preparada", assegurou Rogério Micale.

Neymar se recupera depois da pancada que levou no tornozelo direito, mas sua participação é dada como certa em São Paulo.

"Ele está em um tratamento intensivo de recuperação, e acredito que seja apto para jogar", acrescentou.

- Quarto capítulo -O Brasil x Colômbia da Rio-2016 será o quarto capítulo de uma conturbada saga iniciada na Copa de 2014, tendo Neymar como protagonista.

O jogador brasileiro foi obrigado a dar adeus à Copa do Mundo, em Fortaleza, ao sofrer a fratura de uma vértebra lombar em uma falta dura falta do zagueiro Camilo Zúñiga, nas quartas de final em que o Brasil ganhou por 2-1 e eliminou a Colômbia da competição.

O camisa 10 deixou o Mundial, mas este foi apenas o primeiro capítulo.

No mesmo ano, em um amistoso em setembro em Miami, as duas seleções voltaram a se enfrentar, com 'Ney' e Zúñiga. O Brasil ganhou por 1-0 com um gol do atacante, em uma partida que fez os dois times recordarem do Mundial.

O Chile foi o cenário do terceiro confronto. Dessa vez, foi a Colômbia que venceu por 1-0. No fim da partida, Neymar teve um ataque de fúria, distribuindo insultos, socos e empurrões. Ele foi punido pela Conmebol com a suspensão em quatro partidas, deixando a Copa América. O torneio para o Brasil foi um desastre.

O novo duelo em São Paulo, previsto para as 22H00 de sábado no Itaquerão, será dirigido pelo árbitro turco Cuneyt Cakir, assistido por seus compatriotas Bahattin Duran e Tarik Ongun.

Prováveis escalações:

Brasil: Weverton - Zeca, Marquinhos, Rodrigo Caio, Douglas Santos - Walace, Renato Augusto, Luan - Gabriel Jesús, Neymar y Gabriel Barbosa. Técnico: Rogério Micale.

Colombia: Cristian Bonilla - Helibelton Palacios, Deivy Balanta, William Tesillo, Cristian Borja - Wilmar Barrios, Kevin Balanta - Andrés Roa, Teófilo Gutiérrez, Dorlan Pabón - Harold Preciado. Técnico: Carlos Restrepo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo