Esporte

Objeto olímpico: o antivibrador da raquete de tênis

12/08/2016 08h39

Rio de Janeiro, 12 Ago 2016 (AFP) - Redondo, triangular, com uma marca ou "smiley", o antivibrador da raquete de tênis foi transformado em decoração, mas sua principal função é, como o próprio nome sugere, limitar a vibração do objeto.

Durante o movimento da raquete, punho, cotovelo e ombros são tensionados. O uso deste pequeno objeto, colocado na primeira corda horizontal, foi criado para limitar o impacto da bola e o risco de lesões.

Se o No.1 mundial Novak Djokovic afixou o seu logo - o D de seu sobrenome - por conta própria, nem todos os jogadores utilizam o objeto.

O francês Pierre-Hugues Herbert, que disputará com Nicolas Mahut a prova de duplas nos Jogos Olímpicos do Rio é um a jogar sem.

"Mas quando nós começamos com, é muito difícil largar", afirma Julien Benneteau, medalhista de bronze nas duplas em 2012 com Richard Gasquet.

Tudo é uma questão de hábito, tanto com o impacto quanto com o barulho provocado ao rebater a bola.

"É um som mais abafado. Pessoalmente eu prefiro", ressalta Benneteau, de 35 anos, que começou a usar o objeto muito jovem.

Às vezes, o antivibrador se desloca. "Mas é muito raro. Às vezes nós não o vemos. Mas logo percebemos sua presença no rebote seguinte", indica Bressan.

Algumas raquetes já são equipadas com um sistema de limitação de vibração.

A instalação de um amortecedor adicional pode limitar ainda mais as ondas de choque. Mas isso depende das sensações de cada jogador.

A maioria dos modelos é vendida por cerca de 15 reais.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo