Esporte

Agência antidoping anuncia que conta de Stepanova foi hackeada

13/08/2016 17h19

Rio de Janeiro, 13 Ago 2016 (AFP) - A conta de Yulia Stepanova, a atleta russa que alertou sobre o doping no atletismo do seu país, no sistema informático da Agência Mundial Antidoping (AMA) foi hackeada, denunciou a própria organização neste sábado.

"As senhas de Yulia Stepanova no sistema de administração ADAMS da AMA foram obtidas de maneira ilegal, o que permitiu a alguém ter acesso à sua conta", afirmou a agência, acrescentando que desde então a conta foi bloqueada.

Os atletas têm de informar no sistema ADAMS detalhes sobre seus movimentos e sua localização, para que a AMA saiba onde eles podem ser encontrados.

Os depoimentos de Stepanova, corredora de 800 metros, e do seu marido, um ex-funcionário da AMA, levaram ao processo de investigação que resultou na suspensão da Federação Russa de Atletismo.

Stepanova, suspensa durante dois anos por anomalias no seu passaporte biológico entre 2011 e 2013, foi declarada, porém, apta para os Jogos do Rio-2016 pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) devido ao papel que desempenhou ao alertar sobre o doping.

A atleta pôde participar do campeonato europeu, no início de julho em Amsterdam, onde foi eliminada nas séries.

Seu caso gerou controvérsias para o Comitê Olímpico Internacional (COI), que decidiu que os russos suspensos por doping, inclusive os que já cumpriram sua pena, não tinham direito a participar do Rio-2016.

O COI negou, portanto, a Stepanova o direito a estar presente nos Jogos do Rio.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo