Esporte

Atletas de Tuvalu e Ilhas Marshall são os mais lentos do 100 m nos Jogos do Rio

13/08/2016 10h16

Rio de Janeiro, 13 Ago 2016 (AFP) - A estreia do superastro Usain Bolt está marcada para 12h00 deste sábado (horário de Brasília), mas as séries preliminares dos 100 m rasos já começaram mais cedo, às 9h30, com atletas de menor expressão, de países como Quirguisitão, Micronésia ou Bangladesh.

Os mais lentos foram Richson Simeon, da Ilhas Marshall, e Etimoni Timuani, de Tuvalu, que completaram a distância em 11 segundos e 81 centésimos, mais de três segundos acima do recorde mundial de Bolt (9.58).

As Ilhas Marshall são um pequeno país de pouco mais de 50.000 habitantes localizado no meio do Pacífico, onde os Estados Unidos realizaram testes nucleares no início da guerra fria.

Tuvalu, situado na Polinésia, é ainda menos populoso: são apenas 12.000 habitantes.

Ou seja, seria preciso juntar as duas populações inteiras dos dois países para lotar o Engenhão, palco do atletismo nos Jogos, que estava com menos da metade dos assentos preenchidos quando aconteceram essas séries preliminares.

Esses atletas não se classificaram por meio do índice olímpico, mas graças a cotas que garantem a participação de um maior número de países aos Jogos.

Tradicionalmente, a prova dos 100 m rasos é a que acolhe o maior número de competidores desconhecidos, por isso foram criadas essas séries preliminares, que acontecem antes da estreia dos atletas de elite

Mesmo sabendo que não têm a menor chance de medalha, os velocistas estavam felizes da vida, alguns levantando os braços na linha de chegada como se tivessem conquistado o ouro.

Os dois primeiros colocados de cada uma das bateria se classificaram para a primeira fase classificatória, junto com a elite.

O mais rápido de todos foi Saaid Hassan, das Maldívias, com tempo de 10.43, a 37 centésimos do índice olímpico (10.16).

lg

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo