Esporte

Bolt e Gatlin se preparam para os 100 m; Harting ganha no lançamento de disco

13/08/2016 19h57

Rio de Janeiro, 13 Ago 2016 (AFP) - O jamaicano Usain Bolt e o americano Justin Gatlin se prepararam para a final olímpica dos 100 metros rasos, com vitórias fáceis nas primeiras séries neste sábado, enquanto o lançador de disco alemão Christoph Harting conquistou o ouro que já foi de seu irmão.

Bolt e Gatlin estão prestes a viver o último capítulo de sua longa rivalidade no domingo, nos Jogos do Rio, quando devem voltar a disputar o título do homem mais rápido do planeta.

Os dois velocistas superaram com facilidade suas séries de abertura pela manhã no Estádio Olímpico, com Gatlin liderando os tempos de classificação, com 10,01 segundos.

Bolt, o superastro jamaicano, que aspira a conquistar os títulos nos 100 m, 200 m e no revezamento 4x100 m pela terceira vez consecutiva, foi o quarto mais rápido, com 10,07 segundos.

Posteriormente, Bolt disse ter ficado satisfeito em começar sem qualquer problema.

"Estou me sentindo bem. Estou feliz. Como eu disse, eu tirei o primeiro obstáculo do meu caminho, então estou feliz com isso", disse Bolt, prevendo uma semifinal rápida.

"Definitivamente, será uma boa semifinal. Tem muitos caras correndo rápido. Isso é bom. Fazem você correr e te animam a acelerar para chegar nas finais", acrescentou.

Gatlin, de 34 anos, um dos homens mais velhos na pista, disse que a nova geração de velocistas o faz se sentir alerta.

"Estes caras jovens são de um tipo diferente", afirmou. "Eles correm com o coração para tentar cruzar a linha de chegada e chegar ao pódio", acrescentou.

"Lilly quem?"Gatlin, que foi duas vezes punido por doping, foi alvo de críticas de dentro de sua própria equipe nestas Olimpíadas, depois que a medalhista de ouro na natação, a adolescente Lilly King, afirmou na semana passada que atletas como ele não deveriam ser liberados a competir.

Mas Gatlin indignou-se quando pediram que respondesse às declarações da nadadora após a sua corrida.

"Eu nem mesmo sei quem é Lilly King. Ela faz natação, não atletismo. Não estou preocupado com isso", afirmou Gatlin.

"Eu voltei e fiz o que precisei fazer. Trabalhei duro para voltar aqui, fui submetido a testes como todo mundo e acredito no sistema como todo mundo", acrescentou Gatlin, que foi banido por quatro anos pelo segundo de seus dois flagrantes em exames antidoping.

A única medalha de ouro desta manhã foi para o alemão Harting, no lançamento de disco.

Foi uma vitória emocionante para ele, depois que o irmão, Robert - medalhista de ouro em Londres-2012 - não conseguiu se classificar para a final do lançamento de disco nas rodadas preliminares de sexta, após sofrer uma lesão nas costas.

Harting conquistou o ouro com seu melhor lançamento de 68,37 metros em sua sexta e última tentativa.

O polonês Piotr Malachowski ficou com a prata, com a marca de 67,55 m, e o companheiro de equipe de Harting, Daniel Jasinski, com o bronze (67,05 m).

"Há momentos na vida em que você se concentra completamente", disse Harting após vencer a prova.

"Eu disse a mim mesmo que ninguém iria tirar esta vitória de mim", acrescentou.

Enquanto isso, a batalha pela coroa do heptatlo dá sinais de ser disputadíssima, depois que a belga Nafi Thiam abriu uma vantagem de cinco pontos sobre a atual campeã, a britânica Jessica Ennis-Hill, após o salto em distância desta manhã.

O melhor salto de Thiam foi de 6,58 metros, deixando-a na liderança, com um total de 5.018 pontos. Ennis-Hill saltou 6,34 m, somando 5.013 pontos, aumentando a pressão na disputa das duas últimas disciplinas da exaustiva modalidade: o lançamento de dardo e os 800 metros.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo