Esporte

Klishina, única atleta russa habilitada para Rio-2016, é excluída dos Jogos

13/08/2016 16h26

Rio de Janeiro, 13 Ago 2016 (AFP) - Darya Klishina, a única integrante do atletismo russo habilitada para participar do Rio-2016, foi excluída dos Jogos Olímpicos e apelou neste sábado da decisão ante o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).

A saltadora em distância foi a única atleta russa readmitida pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF), que inicialmente excluiu toda a equipe deste país dos Jogos após as revelações sobre um sistema de doping institucionalizado neste país.

O TAS "confirma que Darya Klishina recorreu à divisão ad hoc do TAS no Rio de Janeiro para impugnar a decisão da Federação Internacional de Atletismo tomada ontem (sexta-feira) de não considerar mais a atleta como elegível para participar dos Jogos Olímpicos", declarou o TAS em um e-mail enviado à AFP.

"Parece que Klishina está citada no relatório McLaren", disse à AFP outra fonte próxima ao caso.

O TAS, que normalmente tem sua sede em Lausanne (Suíça), foi transferido ao Rio de Janeiro para os Jogos.

Pouco depois, a IAAF confirmou que Klishina foi excluída da competição devido a uma "nova informação que recebemos e compartilhamos com ela na semana passada".

"A IAAF confirma que retirou de Darya (Klishina) sua elegibilidade excepcional", afirmou um porta-voz da IAAF à AFP.

A saltadora em distância de 25 anos era a única russa autorizada a competir no Rio por estar morando na Flórida (Estados Unidos) desde 2013 e ter realizado vários testes internacionais.

As outras estrelas do atletismo russo já estavam todas privadas dos Jogos, incluindo a bicampeã olímpica de salto com vara, Yelena Isinbayeva, que sonhava em encerrar sua carreira com uma terceira medalha de ouro em cinco participações.

A saltadora em altura Mariya Kuchina, campeã mundial em 2015, e Sergey Shubenkov, especialista em 100 metros com barreiras, também ficaram em casa.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo