Esporte

Thompson impede tri de Fraser-Pryce e é a nova rainha dos 100 m

13/08/2016 23h29

Rio de Janeiro, 14 Ago 2016 (AFP) - A jamaicana Elaine Thompson sagrou-se campeã olímpica dos 100 m rasos dos Jogos do Rio, neste sábado, frustrando o sonho do tricampeonato da compatriota Shelly-Ann Fraser-Pryce, que se contentou com o bronze.

Thompson venceu a prova em 10.73, oito centésimos de vantagem sobre a americana Tori Bowie, que ficou com a prata (10.83). Fraser-Pryce chegou logo atrás, com 10.86.

Vice-campeã mundial da prova, a holandesa Dafne Schippers ficou fora do pódio, com o quinto tempo (10.90).

Chamada de 'Bolt de saias' ou 'Pocket Rocket' (foguete de bolso), Fraser-Pryce vem arrastando uma lesão no pé que a impede de treinar a 100%.

Depois da semifinal, ela apareceu com os olhos marejados, parecendo sentir dores, o que deixou no ar a dúvida se participaria da final.

Se tivesse vencido, a jamaicana de 29 anos teria se tornado a primeira mulher da história tricampeã olímpica da prova mais nobre do atletismo.

Com a vitória de Thompson, de 24 anos, houve uma espécie de troca de guarda, com a nova geração no poder e um estilo de corrida elegante, com passadas largas, mais parecido com Bolt do que a explosão pura de Fraser-Pryce.

Na final, a nova campeã não se abalou com a largada impressionante de Bowie (tempo de reação de 112 milésimos) e assumiu a ponta nos 60 m, para garantir a vitória com grande vantagem.

A nova rainha da velocidade também é uma atleta muito forte nos 200 m, como Bolt, e tentará a dobradinha no Rio.

No ano passado, em Pequim, ela conquistou a prata nessa distância, atrás de Fraser-Pryce.

A Jamaica conquistou todos os títulos olímpicos dos 100 m feminino desde os Jogos de Atenas-2004, com Veronica Campbell Brown.

No domingo, Usain Bolt tentará fazer o que Fraser-Pryce não conseguiu: garantir o tricampeonato, mas o 'Raio' também esteve às voltas com lesões nas últimas semanas.

lg

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo