Topo

Bolt diz que atletismo precisa que ele vença no Rio

14/08/2016 10h12

Paris, 14 Ago 2016 (AFP) - "O atletismo precisa que eu vença no Rio e que eu seja o melhor", afirmou o seis vezes campeão olímpico jamaicano Usain Bolt, que neste domingo defende seu título dos 100 metros.

Para um atletismo mundial que vive momentos obscuros pelo escândalo de doping institucionalizado na Rússia e condenações por corrupção do antigo conselho de administração da Federação Internacional (IAAF), Bolt se apresenta como um raio de luz pronto para brilhar em sua quarta Olimpíada.

"Eu posso conseguir algo que ninguém nunca fez antes. Eu estou com pressa, estou animado e ansioso (...) Eu sei que o atletismo precisa que eu vença no Rio e seja o melhor. Eu quero o mesmo", declarou Bolt em uma entrevista realizada em julho e publicada neste domingo pelo jornal francês Le Parisien.

Prestes a conquistar um "triple-triple" inédito (títulos nos 100, 200 e 4x100 metros, como em 2008 e 2012), o jamaicano diz não temer ninguém, nem mesmo seu principal rival americano: "(Justin) Gatlin não me preocupa".

"Se o esporte precisa de mim e eu encontrar motivação para mais um ano, porque não continuar um pouco? O que é certo é que eu não quero dizer adeus com uma derrota. Se o meu treinador diz que eu ainda posso ganhar, eu confio nele", disse ele quando questionado sobre uma possível aposentadoria no final do ano.

Bolt também abordou a questão do doping. "Eles me testam várias vezes a cada temporada. Ficaria desapontado em perder uma das medalhas de Pequim (a do revezamento devido ao controle positivo de seu colega de equipe Nesta Carter nas novas análises realizadas em amostras de 2008), mas regras são regras. Eu sempre segui as regras", disse a estrela.