Topo

Ágatha e Bárbara vencem russas e estão nas semifinais no vôlei de praia

15/08/2016 00h50

Rio de Janeiro, 15 Ago 2016 (AFP) - Em jogo que começou complicado, mas foi ficando mais fácil graças ao talento das jogadoras brasileiras, Ágatha e Bárbara derrotaram as russas Ekaterina Birlova e Evgenia Ukolova, neste domingo na Arena de Copacabana dos Jogos Olímpicos Rio-2016 e se classificaram às semifinais do torneio de vôlei de praia.

O torcedor que compareceu à Arena de Copacabana neste domingo para apoiar as duplas do Brasil passou por uma montanha russa de emoções.

Após a dramática vitória de virada de Larissa e Talita à tarde, sobrevivendo a três match-points contra as suíças Zumkher e Heidrich, Ágatha e Bárbara testaram o coração da torcida carioca à noite, mas só no primeiro set.

Perdendo por cinco pontos no fim da primeira parcial (19-14), as brasileiras foram buscar uma improvável virada no set graças ao saque de Ágatha, abrindo o caminho para uma vitória em dois sets (23-21, 21-16).

As vitórias das duas duplas brasileiras nas quartas de final mantêm vivo o sonho de uma final 100% verde-amarela no torneio feminino.

Antes, porém, Ágatha e Bárbara terão que passar nas semifinais pelas dupla americana Walsh/Ross, que na última partida deste domingo desmantelou as australianas Clancy e Bowden (21-14, 21-16).

Já Larissa e Talita terão como adversárias por uma vaga na decisão dos Jogos Olímpicos as alemãs Ludwig e Walkenhorst.

No masculino, o Brasil só tem uma esperança de medalha, a dupla Alison e Bruno, que entra e quadra pelas semifinais nesta segunda-feira para enfrentar os americanos Dalhausser e Lucena.

- Virada e vitória -O primeiro set do jogo foi marcado pela incapacidade de ambas as duplas protegerem grandes vantagens construídas.

As brasileiras saíram na frente com quatro pontos seguidos de Ágatha, dois de bloqueio. As russas conseguiram reagir empatando a partida em 6-6. Em seguida, Ágatha e Bárbara fizeram 11-8, mas novamente Birlova e Ukolova reagiram, virando o jogo para 13-11 antes de abrir 19-14 e praticamente definir a parcial.

Quem ri por último, porém, ri melhor. O público não deixou Ágatha e Bárbara desistirem e as brasileiras foram para cima deixando tudo igual em 20-20. O ponto do set foi de Bárbara, em largadinha maldosa que valeu a vitória da parcial em 23-21.

No segundo set, a dupla do Brasil pareceu aprender a lição e, depois de abrir boa vantagem no início do jogo (10-6), não deixaram as russas encostar, administraram o placar e selaram o jogo e a classificação às semifinais em fáceis 21-16.

"O fundamental foi a cumplicidade entre nós, saber que a gente pode contar uma com a outra nos momentos difíceis é o que fez a diferença. As russas começaram muito bem e a gente não estava conseguindo encaixar a defesa, mas tudo virou porque acreditamos no nosso potencial e não desistimos", analisou após a partida Ágatha.

- Larissa/Talita também avançam -O segundo set da partida de Ágatha e Bárbara foi um enorme contraste com o que o público brasileiro presenciou horas antes, na vitória sofrida de Larissa e Talita de virada sobre as suíças Nadine Zumkher e Joana Heidrich.

Dupla brasileira de melhor desempenho na competição, na qual não haviam perdido um set sequer em quatro jogos, Larissa e Talita foram surpreendidas pela partida praticamente perfeita das suíças, principalmente de Heidrich, um monstro na rede com cinco bloqueios.

Atrás do placar por boa parte na partida, as brasileiras sobreviveram a três set-points para as adversárias, vencendo de virada em três sets, parciais de 21-23, 27-25 e 15-13, em 1 hora e 10 minutos de jogo.

Larissa, com incríveis 32 pontos, foi a estrela do jogo e salvadora do Brasil, levantando a companheira Talita, que se viu muito exigida pelos saques da Suíça.