Topo

Cuba luta por final e Brasil por seu primeiro ouro no boxe do Rio-2016

15/08/2016 13h26

Rio de Janeiro, 15 Ago 2016 (AFP) - Cuba buscará nesta terça-feira chegar à final dos 81 quilos com seu tricampeão mundial Julio La Cruz, e outros três pugilistas às semifinais, enquanto o Brasil aponta a um inédito ouro olímpico na luta pelo título dos 60 quilos do boxe do Rio-2016.

A equipe cubana sofreu várias perdas consideráveis com a eliminação de quatro de seus homens, dois dos quais apareciam como candidatos à medalha de ouro em suas categorias.

Na terça-feira, na arena Riocentro do Rio de Janeiro, o semipesado La Cruz tentará afastar o mau momento que pairou sobre três de seus companheiros nesta fase de semifinais, e tentará se classificar à disputa do título de sua divisão diante do francês Mathieu Bauderlique.

Os franceses apresentaram uma equipe muito potente e ainda têm seis boxeadores disputando o torneio, um deles lutando pelo ouro dos 60 quilos nesta mesma terça-feira: Soufiane Oumiha, que lutará contra o brasileiro Robson Conceição.

"Sofremos algumas baixas, mas o boxe é assim. A moral da equipe continua alta", declarou à imprensa o treinador da equipe cubana Rolando Acebal.

La Cruz é o favorito ao ouro, mas Bauderlique, um jovem de 27 anos, é o primeiro do ranking mundial semi-profissional AIBA Pro Boxing.

A outra semifinal deste peso será disputada pelo britânico Joshua Buatsi, que ganhou duas das suas três lutas por nocaute, e pelo cazaque Adilbek Niyazymbetov, vice-campeão mundial.

Cubanos nas semifinaisOs outros cubanos que tentarão se classificar para as semifinais são o peso galo Robeisy Ramírez, o superleve Yasnier Toledo e o superpesado Leinier Peró.

Ramírez, campeão olímpico de Londres-2012 na categoria inferior, lutará com o chinês Jiawel Zhang por um lugar na final dos 56 quilos.

Toledo lutará com seu compatriota Lorenzo Sotomayor, que agora compete pelo Azerbaijão.

Primo do legendário recordista mundial Javier Sotomayor, Lorenzo se nacionalizou azerbaidjano depois de se casar com uma jovem desse país.

O ex-treinador da seleção cubana Pedro Roque o viu um dia em um ginásio e o levou para treinar na seleção nacional, que dirigia há um ano.

Agora Sotomayor está a um passo de ter um final feliz para a sua história, se derrotar Toledo e chegar às semifinais, garantindo a medalha de bronze.

Leinier Peró é o boxeador que chegou aos Jogos do Rio com menos chances de medalha, mas o está perto de chegar ao bronze nos 91 quilos, se vencer o croata Filio Hrgovic, quarto-finalista dos últimos três campeonatos mundiais e campeão europeu.

Brasil sonha com o ouroAntes do Rio-2016, o Brasil só tinha uma medalha de prata e três bronzes no boxe dos Jogos Olímpicos. O peso ligeiro Robson Conceição já garantiu a prata, e está decidido a conquistar o ouro na terça.

O brasileiro de 27 anos ganhou o primeiro de seus três combates por nocaute, e foi bronze no Mundial de Doha-2015 e prata em Almaty-2013. Não será uma disputa fácil para o francês Oumiha.

Também tentarão a passagem para as semifinais nos 56 quilos o argentino Ezequiel Melián e a colombiana Ingrit Valencia nos 51.

Melián terá terá uma disputa difícil, contra o uzbeque Murodjon Akhmadaliev, vice-campeão mundial da categoria.

Valencia deixou uma boa impressão na estreia dos 51 quilos feminino, e para ela já não pe suficiente ser a primeira colombiana nos Jogos Olímpicos. Ela também quer ser a primeira medalhista neste esporte.

Sua rival será a tailandesa Peamwiliai Laopeam.