Esporte

Os 100 m de Bolt, largada fraca e final arrasador

15/08/2016 00h57

Rio de Janeiro, 15 Ago 2016 (AFP) - Para se sagrar o primeiro atleta a vencer a prova olímpica dos 100 m rasos três vezes seguidas, o jamaicano Usain Bolt superou uma largada pouco satisfatória com um final de prova impressionante.

-Largada: Bolt sempre costuma ter uma largada mais complicada que os demais por ser muito alto. Seu tempo de reação é o penúltimo entre os oito finalistas (0.155). Os mais rápidos a sair dos blocos foram o sul-africano Akani Simbine (0.128) e o americano Trayvon Bromell (0.135). Os dois lideram a prova nos primeiros metros, mas são logo alcançados pelo americano Justin Gatlin (0.152). Bolt está muito para trás.

Fase de aceleração: no momento em que os velocistas levantam a cabeça, Bolt continua bem atrás dos homens de ponta, ao lado do canadense Andre de Grasse, à sua direita (raia 7) e do francês Jimmy Vicaut à sua esquerda (raia 5). Com pequeno sorriso no rosto, o jamaicano inicia uma aceleração contínua para ultrapassar a dupla Simbine-Bromell e ficar na cola de Gatlin. É o momento chave desses 100 m, quando Bolt aumenta a passada para chegar à velocidade máxima.

Fase de velocidade máxima: nos últimos 30 metros, Gatlin parece não ter mais gás, e Bolt aproveita para chegar à sua altura. Ele tem até tempo de virar a cabeça na direção do rival, à sua esquerda (raia 4). Andre de Grasse, que parece ter uma curva de aceleração semelhante à de Bolt, volta a brigar pelo pódio, apesar de ter saído muito mal.

Fase final: Gatlin não consegue mais acelerar e Bolt, com passada mais fluida, assume a ponta, sozinho nos últimos dez metros. Ele cruza a linha de chegada a bate no peito com a mão para celebrar a vitória. Atrás dele, Gatlin curva o corpo para frente e consegue resistir ao retorno de De Grasse para garantir a prata. O canadense fica com o bronze, a dois centésimos do americano. Bolt vence em 9.81, longe do seu recorde mundial, mas o suficiente para marcar para sempre a história olímpica.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo