Esporte

Biles vence no solo e deixa Jogos Rio-2016 com quatro ouros e um bronze

16/08/2016 18h28

Rio de Janeiro, 16 Ago 2016 (AFP) - A grande estrela da ginástica mundial Simone Biles conquistou o título olímpico no solo e deixa seus primeiros Jogos com quatro ouros e um bronze, igualando o recorde de outras quatro ginastas lendárias, embora sem superá-lo, como era sua ambição antes de chegar ao Rio.

A prata foi para a também americana Alexandra Raisman, defensora do titulo, enquanto o bronze ficou com a jovem britânica Amy Tinkler.

Com 19 anos, um talento enorme e o recorde de títulos mundiais (10), Biles aumentou ainda mais sua fama no Rio com o ouro no individual geral, por equipes, salto e solo, e conquistou um bronze na segunda-feira na trave de equilíbrio.

A Arena Olímpica abriu a competição feminina há nove dias, esperando só por ela e a encerrou nesta terça, comemorando de pé, a cada salto e acrobacia ao ritmo do samba à melhor ginasta do mundo.

Como se nada tivesse acontecido na véspera, Biles lançou-se novamente no tablado, fez seu papel, com a incrível impulsão que a caracteriza e acrobacias que a levam mais alto do que nenhuma outra.

Este prodígio de apenas 1,45m e que se agiganta quando salta, já faz parte da história mundial deste esporte desde que chegou ao circuito profissional há três anos para revolucionar tudo.

Com seus quatro ouros no Rio, além do inesperado bronze na trave, ela entra pela porta da frente na história olímpica da ginástica, onde só quatro mulheres conseguiram sair de uma mesma Olimpíada com um pôquer dourado. A última foi a romena Ecaterina Szabo há 32 anos.

No Rio-2016 descobriu-se, no entanto, que até ela falha nas assimétricas - único aparelho em que não se classificou. Mas nem a traição da trave, com a qual se entende especialmente e na qual é campeã mundial, em sua penúltima parada rumo ao recorde, foi capaz de ofuscar sua passagem brilhante por suas primeiras Olimpíadas.

Após ficar às portas de Londres-2012 por ser jovem demais, ela chegou ao Rio como a joia da ginástica e parte como uma estrela mundial. Todo mundo quer ver essa diminuta americana que realiza acrobacias de outro mundo e que, aconteça o que acontecer, sempre aterrissa firme sobre o tablado e com um largo sorriso no rosto.

O reino de Biles não tem mais fronteiras.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo