Esporte

Bolt, firme rumo ao tri após passear no início dos 200 metros no Rio-2016

16/08/2016 19h47

Rio de Janeiro, 16 Ago 2016 (AFP) - O jamaicano Usain Bolt prosseguiu, nesta terça-feira, em sua campanha para conquistar três tricampeonatos na velocidade nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, classificando-se com facilidade à semifinal dos 200 metros.

Bolt, que ganhou no domingo a final de 100 metros e que busca no Rio-2016 os três ouros olímpicos da velocidade que já conquistou em Pequim-2008 e em Londres-2012, se impôs com um tempo de 20.28, baixando de forma ostensiva o ritmo a partir da metade da corrida.

"Estava nervoso, porque os 200 metros são minha prova favorita e não queria ficar de fora", afirmou o jamaicano após sua participação na primeira fase.

"Me recuperei do esforço da final dos 100 metros. Estou cansado, mas feliz por ter passado", completou o jamaicano.

"Terei suficiente descanso e energia para me lançar ao recorde mundial dos 200 metros, mas veremos como irão as coisas nas semi-finais", explicou.

O rei da velocidade, de quase 30 anos, disputará na quarta-feira as semi-finais e um dia depois a eventual final.

Na quinta-feira serão disputadas também as séries dos revezamentos 4x100 metros, onde Bolt buscará um novo título na velocidade no Rio-2016.

Neste caso, pela coincidência das datas com a final dos 200 metros, Bolt não correria a princípio o revezamento com a Jamaica, para se somar ao grupo na final de sexta-feira.

Bolt se impôs nesta terça-feira na nona das dez séries da primeira fase dos 200 metros, onde possui o recorde mundial com 19.19, reservando-se para o duro trabalho que lhe espera no resto da semana.

Bolt e Gatlin se reservamApós chegar destacado aos últimos cem metros, olhou para os dois lados e vendo que não estava ameaçado por ninguém entrou em um ritmo muito lento, sendo sua marca de 20.28, o 15º melhor tempo entre os classificados às semifinais.

"Era uma sessão matinal e eu não sou uma pessoa que gosta de competir pela manhã, por isso fui simplesmente para me classificar", disse Bolt.

"Vejo muitos meninos jovens que tentam correr rápido nas séries, mas para mim só era importante classificar. Não me empenhei a fundo", declarou o jamaicano.

O americano Justin Gatlin, a principal ameaça de Bolt na luta pelo ouro nos 200 metros, também se reservou, levando em conta seus 34 anos.

O americano ganhou a quinta série com um registro de 20.42, o 25º melhor tempo entre os participantes e um dos três piores entre os semi-finalistas.

O canadense Andre De Grasse realizou o melhor tempo com essa primeira fase dos 200 metros, com uma marca de 20.09.

O segundo melhor tempo foi obtido surpreendentemente pelo espanhol Bruno Hortelano, a grande esperança de seu país na velocidade, que marcou 20.12, após se impor na segunda série.

O jamaicano Yohan Blake, campeão mundial dos 100 metros em Daegu-2011, quando Bolt foi desclassificado por uma saída falsa, obteve o terceiro melhor tempo (20.13), seguido de seu compatriota Nickel Ashmeade (20.15).

O americano LaShawn Merritt, que alcançou o melhor tempo da temporada (19.74), marcou 20.15), o quinto entre os semi-finalistas.

O panamenho Alonso Edward, prata nos 200 metros no Mundial de Berlim-2009 e quarto no ano passado no disputado em Pequim, a esperança latino-americana de medalha nesta prova, obteve o sexto melhor tempo desta primeira fase (20.19).

Outro centro-americano, o costarriquenho Nery Brenes, campeão mundial indoor nos 400 metros em 2012, ganhou a sétima série, com 20.20, o oitavo melhor tempo entre os semi-finalistas.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo