Esporte

Isaquias conquista primeira medalha olímpica do Brasil na canoagem

16/08/2016 10h29

Rio de Janeiro, 16 Ago 2016 (AFP) - O brasileiro Isaquias Queiroz, grande esperança de medalha para o país, confirmou as expectativas e conquistou a prata no C1 1000, nesta terça-feira na Lágoa Rodrigo de Freitas, chegando atrás apenas do alemão Sebastian Brendel e se tornando o primeiro medalhista olímpico da história da canoagem do Brasil.

Em corrida emocionante, Isaquias ficou lado a lado com Brendel durante praticamente toda a prova, mas acabou não aguentando o ritmo do alemão nos último 200 m, completando a distância em 3 minutos 58 segundos e 529 milésimos, 1.6 segundos atrás do agora bicampeão mundial (3:56.926). O bronze ficou com o moldavo Serghei Tarnovschi (4:00.852).

Ao fim da prova, Isaquias, visivelmente cansado, comemorou muito o segundo lugar e, já em terra firme, se ajoelhou emocionado pelo feito conquistado na Lagoa do Rio de Janeiro.

"Essa medalha de prata, para mim, tem gosto de ouro. É uma batalha, uma luta diária mesmo, que venho trilhando há muitos anos", explicou Isaquias após a cerimônia de premiação, na qual tirou uma selfie com o ídolo Sebastian Brendel.

"Na prova eu tentei usar meu bom início para pressionar o Brendel. A gente ficou pau a pau durante toda a prova. Achei que daria para levar, mas no fim ele mostrou muita força e ganhou com merecimento", analisou.

O baiano de 22 anos, porém, não está satisfeito com uma medalha e garante que deixará o Rio-2016 com três medalhas no peito.

"Vem mais por aí. Pode esperar. Quero sair daqui com três medalhas no peito", sentenciou Isaquias, que se prepara agora para competir nos C1 200 e C2 1000, este último ao lado de Erlon Souza.

- Ritmo forte em busca da medalha -A prova prometia emoção e não decepcionou. De um lado, o campeão alemão Brendel, bicampeão mundial da prova e que defendia o título olímpico conquistado em Londres-2012. Do outro, o desafiante Isaquias, promessa que se tornou realidade da canoagem e que buscava sua primeira medalha olímpica, a primeira do Brasil no esporte.

Largando lado a lado com o maior rival, Isaquias fez valer sua força e não deixou Brendel escapar nos primeiros 250 metros, como gosta de fazer o alemão, enquanto o moldavo Tarnovschi seguia os dois favoritos de perto.

Com 500 metros disputados, Isaquias chegou a passar por Brendel por alguns instantes, mas sempre encontrava resposta do campeão. Praticamente empatados, era possível ver com clareza as diferenças de estilo de remada entre os dois canoistas: mais ligeiro e rápido, o baiano tinha ritmo mais intenso, enquanto o alemão, mais pesado e forte, apostava em remadas longas e poderosas.

Nas arquibancadas do Estádio da Lagoa o que se via -e ouvia- era histeria entre a torcida brasileira, que misturava gritos isolados com cantos de apoio a Isaquias.

A 250 metros da linha de chegada, tudo igual. O ritmo insano do brasileiro, porém, começou a pesar a favor do alemão. Sem o medo de perder o segundo lugar, já que Tarnovschi tinha ficado para trás, Isaquias se permitiu sentir o cansaço e desacelerou. Com isso Brendel só precisou administrar a vantagem para chegar em primeiro e conquistar seu segundo título olímpico.

Ao cruzar a linha de chegada, Isaquias era só felicidade. Não deu para bater o mito da canoagem Sebastian Brendel, mas o baiano de Ubaitaba, de infância humilde e que perdeu um rim após cair de uma árvore aos 10 anos de idade, conseguiu derrotar as probabilidades para se tornar um medalhista de prata nos Jogos Olímpicos Rio-2016.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo