Esporte

Ágatha e Bárbara dão show, eliminam tricampeã olímpica Walsh e vão à final no vôlei de praia

17/08/2016 01h24

Rio de Janeiro, 17 Ago 2016 (AFP) - Com atuação de gala diante da fanática torcida da Arena de Copacabana, as brasileiras Ágatha e Bárbara venceram as favoritas americanas Kerri Walsh e April Ross, na noite desta quarta-feira, e brigarão pelo ouro na final do torneio de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos Rio-2016.

Com a surpreendente eliminação de Larissa e Talita à tarde, sobrava a Ágatha e Bárbara manter vivo o sonho brasileiro de ver uma dupla do país disputando a final da competição.

Elas não decepcionaram. Com defesas sensacionais de Bárbara, aliadas aos ataques e bloqueios precisos de Ágatha, as brasileiras venceram Walsh e Ross em dois sets, parciais de 22-20, 21-18.

Uma estatística ainda mais impressionante que mostra o tamanho do feito da dupla brasileira: Walsh, tricampeã olímpica, nunca havia perdido uma partida em Jogos Olímpicos, que disputa desde Atenas-2004.

Na final, Ágatha e Bárbara terão a oportunidade de buscar o ouro e, ao mesmo tempo, vingar o Brasil contra as alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst, algozes de Larissa e Talita nas semifinais.

Antes da decisão, Larissa e Talita entrarão em quadra para brigar pelo bronze contra Walsh e Ross.

- Saque na veterana -As brasileiras não podiam ter pedido um início melhor de jogo. Muito concentradas e cometendo pouquíssimos erros, Ágatha e Bárbara abriram três pontos de vantagem (8-5) apostando em estratégia perigosa: sacar na tricampeã olímpica Walsh para tentar cansar a atleta de 38 anos.

Deu certo no início, mas não pelo cansaço e sim pela dificuldade que Walsh encontrou para recepcionar os saques cheios de efeito da dupla brasileira, cometendo diversos erros.

Os erros da veterana de 1.88 m foram diminuindo ao longo do set e as americanas encostaram no placar, até virar em 15-14.

As equipes mantiveram o equilíbrio no placar até o fim e as brasileiras precisaram de dois set-points para fechar a parcial em 22-20 com um lindo ace de Bárbara.

A torcida carioca, que precisa de pouco para fazer uma festa, foi à loucura com a atuação das brasileiras nas areias de Copacabana, entonando grito ensurdecedor de "as campeãs voltaram".

No segundo set, era difícil acreditar que as brasileiras conseguiram repetir a atuação praticamente perfeita do primeiro, mas Ágatha e Talita não deixaram o ritmo cair, continuaram sacando com sucesso em Walsh e abriram quatro pontos de vantagem logo de cara (6-2).

Com a vantagem no placar e os saques incomodando muito Walsh, a dupla do Brasil só precisou manter o sangue frio e sobreviver a uma última tentativa de reação americana, que levou a dupla visitante a encostar no placar em 16-14, antes de fechar a partida em 21-18 em ataque de Bárbara que Ross não conseguiu segurar.

am

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo