Topo

Blatter se mostra 'muito confiante' antes de comparecer ao Tribunal Arbitral do Esporte

Da AFP, em Genebra (Suíça)

17/08/2016 16h49

O ex-presidente da FIFA, Joseph Blatter, se mostrou nesta quarta-feira "muito confiante" antes de comparecer diante do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), onde recorrerá à suspensão de seis anos, segundo uma entrevista concedida à AFP.

"Estou muito confiante de que poderei convencer os juízes", declarou o suíço, que se apresentará pessoalmente no dia 25 de agosto em Lausanne, diante do máximo organismo judicial esportivo.

"É arbitrário, como um árbitro no campo de futebol. Um jogador diz que houve falta, o outro contesta e o árbitro resolve. Então, veremos", prosseguiu o suíço.

Blatter foi sancionado no final de 2015 com uma pena de 8 anos de suspensão pela suspeita de ter pago 1,8 milhão de euros a Michel Platini, por trabalhos de assessoria entre 1999 e 2002.

A pena foi reduzida para 6 anos pela Câmara de Apelação da FIFA.

"É uma sanção estúpida", afirmou Blatter, que também está sendo investigado pela justiça suíça por essa transação e por outras questões de sua gestão à frente da FIFA.

Joseph Blatter homenageou João Havelange, presidente da FIFA entre 1974 e 1998, que morreu na terça-feira (16) aos 100 anos. O brasileiro é considerado o mentor de Blatter.

"Me encontrei com Havelange no fim de 1974, início de 1975, e ele me disse: 'Quer trabalhar comigo?' Disse-lhe que sim e ele apertou minha mão. Esse foi o contrato", contou o antigo presidente da FIFA.

O pagamento de Platini foi realizado sem contrato assinado, mas feito oralmente, como afirmado por Blatter.