Esporte

Brasil fica em 5º nos saltos por equipe; França conquista o ouro

17/08/2016 14h12

Rio de Janeiro, 17 Ago 2016 (AFP) - A equipe brasileira ficou na quinta posição na final de saltos por equipes do hipismo nos Jogos Olímpicos Rio-2016, competição vencida pela França nesta quarta-feira no Cetro Olímpico Equestre, na região de Deodoro.

Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, Eduardo Menezes e Pedro Vennis representaram o Brasil na disputa, depois que Stephan Barcha foi desclassificado na terça-feira.

Os franceses (Philippe Rozier, Kevin Staut, Roger Yves Bost e Penelope Leprevost) conquistaram a medalha de ouro após a passagem do terceiro conjunto, quando o país tinha apenas 3 pontos perdidos. Como a pior nota poderia ser descartada, Leprevost se deu ao luxo de abrir mão de entrar na pista.

A equipe dos Estados Unidos levou a medalha de prata, com 5 pontos perdidos.

Alemanha e Canadá terminaram empatados com 8 pontos na terceira posição e um desempate foi disputado para definir a medalha de bronze, finalmente conquistada pelos alemães.

Situação difícilA equipe brasileira chegou à disputa de medalhas sem pontos perdidos, mas com uma situação muito complicada. Stephan Barcha foi desclassificado da competição por equipes e individual na terça-feira, depois que o exame obrigatório da comissão de veterinários atestou que o brasileiro abusou do uso da espora em seu cavalo, Landpeter do Feroleto.

Barcha foi convocado para o lugar de Rodrigo Pessoa, dono de três medalhas olímpicas, pelo técnico da seleção brasileira, o americano Georte Morris, para os Jogos Rio-2016.

O americano considerou que a égua (Cadjanie) com a qual Rodrigo Pessoa competiria no Rio não correspondia às expectativas e deixou a montaria como reserva.

Sem concordar com a condição de reserva, Pessoa abriu mão de disputar os Jogos Olímpicos. O cavaleiro, que foi porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura em Londres-2012, participaria de sua sétima Olimpíada.

Classificados para a final individualOs outros três cavaleiros brasileiros zeraram o percurso na primeira passagem e, como a pior nota é descartada, a desclassificação de Barcha não afetou a pontuação do país no primeiro dia.

Mas Doda, Veniss e Menezes competiram nesta quarta-feira em situação delicada, pois com apenas um trio o Brasil não teve direito a descartar a pior nota e qualquer erro seria computado na pontuação da equipe.

Menezes foi o primeiro brasileiro a se apresentar no Centro Olímpico de Hipismo de Deodoro, com o cavalo Quintol. Ele cometeu apenas um erro e perdeu 4 pontos.

O segundo brasileiro a percorrer o trajeto foi Doda, com Cornetto K. Assim como o primeiro conjunto do país, ele perdeu 4 pontos, o que deixava o Brasil com 8 na pontuação por equipes.

E mesmo com toda a dificuldade, quando Pedro Vennis iniciou o percurso, com Quabri de L'Isle, o Brasil ainda tinha chance de levar o bronze. Para isso era necessário não cometer erros, mas Vennis perdeu 5 pontos, quatro por uma falta e um por tempo excessivo.

Assim o Brasil terminou a prova com 13 pontos, em uma honrosa quinta posição.

O consolo para o país é que Doda, Veniss e Menezes garantiram vaga entre os 35 atletas que disputarão a final individual, que acontecerá na sexta-feira.

E, de acordo com Doda, os três conjuntos têm chances de subir ao pódio.

O Brasil já conquistou três medalhas no hipismo olímpico: ouro para Rodrigo Pessoa na prova individual de saltos em Atenas-2004 e bronze nos saltos por equipes em Atlanta-1996 e Sydney-2000.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo