Topo

Chineses criticam o baixo rendimento de seu paísJogos do Rio

17/08/2016 15h07

Pequim, 17 Ago 2016 (AFP) - A imprensa e os usuários das redes sociais na China estão criticando o fraco desempenho de seus atletas nos Jogos Olímpicos do Rio, onde o gigante asiático ocupa a terceira posição no quadro de medalhas, atrás dos Estados Unidos e Grã-Bretanha.

Durante a primeira semana dos Jogos, apesar de a China não ocupar a cabeça do quadro, a imprensa estatal e os torcedores defenderam seus atletas, afirmando que os títulos olímpicos não eram a prioridade.

Mas, nesta quarta, a agência oficial Xinhua mudou de atitude e expressou um grande descontentamento pelo fato de a China não ocupar um lugar mais destacado no quadro de medalhas.

"Até #GBR (Grã-Bretanha) tem mais ouros que a China", postou a agência em seu Twitter, classificando a atuação da equipe chinesa como "o maior fracasso até agora".

O jornal nacionalista Global Times tentou dar um tom mais otimista. "O ouro não dá felicidade: o público chinês é estóico frente à queda de medalhas".

Já nas redes sociais os internautas são mais críticos. Alguns afirmam que o 'Team China' deve aos contribuintes um melhor "retorno do investimento" do Estado e outros reprovam o fato de que alguns atletas foram vistos sorrindo, apesar de não terem conseguido medalha alguma.

Um deles reclamou, inclusive, que as autoridades esportivas chinesas apresentem desculpas e "façam hara-kiri" pela pobre performance nos esportes.