Esporte

Objeto olímpico: a pistola a laser do pentatlo moderno

18/08/2016 08h31

Rio de Janeiro, 18 Ago 2016 (AFP) - É o toque futurista adotado pelo pentatlo moderno, esporte concebido há mais de um século pelo barão Pierre de Coubertin e forçado a se reinventar para manter a sua vaga nos Jogos Olímpicos: deixando a pistola de pressão, os pentatletas agora atiram com uma arma laser.

Na aparência, as duas armas são comparáveis. O cano adaptado para a arma laser pode até mesmo ser instalado em uma pistola de pressão.

Esta foi a escolha do Nº.1 francês, Valentin Prades: "É a mesma arma, a mesma técnica, exceto que em vez de disparar pequenas bolas de chumbo, dispara-se um feixe de laser", explicou à AFP.

Nenhuma revolução técnica para os pentatletas, mas uma profunda transformação de seu esporte, que combina tiro esportivo, natação, esgrima, equitação e corrida.

A passagem do chumbo para o laser, adotada em 2009 pela Federação Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), seguiu a introdução da prova combinada, associando a corrida ao tiro esportivo, inspirando-se no modelo do biatlo, ao final do dia de competição.

As duas competições fizeram a sua estreia olímpica quatro anos atrás, em Londres.

"Um toque lúdico a mais" para o pentatlo moderno, diz o campeão mundial de 2016, Valentin Belaud.

"O ex-tiro (de chumbo) era pela manhã, às 8h00, numa sala, em um momento de silêncio completo: ficávamos entediados, e no início da corrida (a última prova), a classificação já estava definida", lembra o Nº.2 francês sem saudades.

"Agora passou a ser um tiro de velocidade e menos de boa pontaria", explica Christian Roudaut, o diretor técnico nacional da equipe da França.

"Há mais jogo, combate, confronto, o que corresponde mais ao perfil geral dos pentatletas", ressalta.

O abandono da arma de pressão em benefício da pistola a laser também responde às preocupações econômicas e ambientais. Um kit de laser custa pelo menos 30% mais barato, entre 1.000 e 1.500 euros, e evita "consumir vários quilos de chumbo por ano", segundo Prades.

Sobretudo, a arma laser retira os obstáculos relacionados com a segurança. Sem projétil, e, portanto, mais segura, o pentatlo moderno aproveitou a oportunidade para se lançar em novas possibilidades de jogos e atrair novos adeptos, especialmente entre os jovens.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo