Esporte

Semenya é ouro nos 800 m sete anos após polêmica sobre seu sexo

20/08/2016 22h15

Rio de Janeiro, 21 Ago 2016 (AFP) - A sul-africana Caster Semenya, campeã mundial em 2009, conquistou neste sábado a medalha de ouro nos 800 metros do torneio de Atletismo dos Jogos do Rio, com o tempo de 1:55.28, sete anos após a grande polêmica sobre seu sexo.

Semenya, atleta com alta taxa de testosterona, chegou à frente de Francine Niyonsaba (1:56.49), do Burundi, que levou a prata, e da queniana Margaret Nyairera Wambui (1:56.89), que faturou o bronze.

Niyonsaba assumiu o controle da prova no início da última volta, mas já na entrada da curva final, a 200 metros do fim, Semenya assumiu o primeiro lugar e sua grande aceleração final permitiu deixar as rivais para trás.

Esta é a segunda medalha olímpica para Semenya, que foi prata em Londres-2012, assim como havia sido no Mundial de 2011. No Mundial do ano passado ela foi eliminada nas semifinais.

Mas se há um momento que marcou a carreira de Semenya foi o Mundial de Berlim-2009, quando ela venceu com folga as rivais e a imprensa iniciou um debate sobre seu aspecto masculino.

Seu calvário durou quase um ano, com vários exames médicos, até que ela foi autorizada a competir pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

Semenya, atleta intersexual cujos níveis de testosterona se aproximam de valores masculinos, chegou ao Rio como a principal favorita à vitória nos 800 metros. Ela tinha a melhor marca do ano, com 1:55.33.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo