Esporte

Brasil bate Itália, leva ouro e volta ao topo do vôlei masculino

21/08/2016 15h12

Rio de Janeiro, 21 Ago 2016 (AFP) - A seleção masculina de vôlei do Brasil conquistou neste domingo a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos Rio-2016, ao vencer na final a Itália por 3-0 em um Maracanãzinho lotado.

Para o delírio da torcida, o time do técnico Bernardinho venceu com parciais de 25-22, 28-26, 26-24 e conseguiu retornar ao topo do pódio olímpico após 12 anos.

Depois de duas medalhas de prata consecutivas (Pequim-2008 e Londres-2012), a seleção concretizou o sonho de conquistar o ouro dentro de casa, nos Jogos Rio-2016. Esta é a terceira medalha de ouro do vôlei masculino brasileiro em Olimpíadas. As outras foram vencidas em Barcelona-1992 e Atenas-2004, esta última já sob o comando de Bernardinho.

Esta é a sétima medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o que representa a melhor campanha do país na história das Olimpíadas.

Em um primeiro set que começou nervoso, com alguns erros dos dois lados, depois do 6-6, os italianos conseguiram abrir uma vantagem de dois pontos, com 12-10. Mas com uma jogada que teve grandes defesas, bloqueios e um contra-ataque espetacular de Wallace, o Brasil empatou em 12-12.

Depois, com uma boa sequência de saques de Maurício Souza o placar chegou a 16-12, o que levou o técnico italiano, Gianlorenzo Blengini, a pedir tempo. A Itália conseguiu encostar no final do set em 21-19, mas a equipe brasileira conseguiu administrar o final da parcial, com um ótimo bloqueio de Evandro, um ace de Lucarelli e ainda contou com um erro de saque do oposto italiano Zaytsev para fechar em 25-22.

No segundo set, o equilíbrio persistiu durante quase todo o set. O Brasil conseguiu abrir 14-11, mas a Itália buscou o empate com uma boa sequência de saques de Zaytsev.

Depois do 22-22, o Brasil abriu 24-22 e teve a bola do set, mas a Itália chegou novamente ao empate com uma bela jogada do levantador Gianelli. Após erros de saque dos dois lados, com 26-26 no placar, Lucão e Wallace pararam Juantorena no bloqueio. Na sequência, Maurício Souza fez um ponto de saque e o Brasil estabeleceu 2 sets a 0.

No terceiro set, novo equilíbrio até o fim. Depois do 20-20, as duas equipes trocaram pontos até 24-24. Lucão fez o 25º do Brasil e na sequência um bloqueio de Lipe decretou o 3 sets a 0 para o Brasil.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo