Esporte

Queniano Eliud Kipchoge é ouro na maratona; Roberto de Paula 15º

21/08/2016 12h08

Rio de Janeiro, 21 Ago 2016 (AFP) - O queniano Eliud Kipchoge sagrou-se campeão olímpico da maratona dos Jogos do Rio-2016, neste domingo, ao chegar em primeiro lugar no sambódromo, em percurso que passou por vários cartões postais da Cidade Maravilhosa, sob céu nublado e chuva em boa parte da prova.

Campeão mundial em Paris-2003, Kipchoque, de 31 anos, que tinha conquistado o bronze em Atenas-2004 e prata em Pequim-2008, completou os 42,195 km em duas horas, oito minutos e 44 segundos, mais de um minuto à frente do etíope Feyisa Lilesa, que ficou com a prata (2h09:54).

O americano Galen Rupp levou o bronze (2h10:05), enquanto o atual campeã mundial, Ghirmay Ghebreslassie, da Eritreia, ficou fora do pódio por ter terminado em quarto (2h13:56).

O melhor brasileiro foi Roberto de Paula, que chegou em 15º, com tempo de 2h13:56, sua melhor marca do ano, e foi muito festejado pela torcida.

Marilson dos Santos chegou em 59º (2h19:09) e Solonei da Silva em 78º (2h22:05), enrolando numa bandeira do Brasil.

O clima mais ameno até ajudou os maratonistas, e deu a oportunidade de mostrar os cartões postais da Cidade Maravilhosa em outra versão, fora dos clichês do sol brilhando.

Largada e chegada foram no Sambódromo, com os corredores passando pelo aterro do Flamengo, praia de Botafogo, com vista privilegiada para o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor.

Na volta, foram para o Centro da Cidade, passando pela Igreja Nossa Senhora da Candelária, onde arde a chama olímpica, e a Praça Mauá, com o Museu do Amanhã e seu design inovador de Santiago Calatrava.

A única coisa que deixou a desejar é que as arquibancadas estavam muito vazias, longe da ideia dos organizadores de promover uma chegada festiva que remeteria ao desfile das Escolas de Samba do Carnaval, apesar da presença de ritmistas da União da Ilha.

Normalmente, a maratona tem sua chegada no estádio olímpico, que costuma estar lotado para receber os heróis da maratona.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo