Topo

Rio dá adeus aos Jogos com cerimônia de encerramento depois da chuva

21/08/2016 20h02

Rio de Janeiro, 21 Ago 2016 (AFP) - Os primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul terminam neste domingo, com a a cerimônia de encerramento que marca o fim da festa com o apagamento da pira, em um Maracanã longe de estar cheio, em parte devido às fortes chuvas que castigaram o Rio de Janeiro.

Foram 19 dias de competição, 974 medalhas distribuídas e momentos de muita emoção que marcaram a história do esporte, com astros como Usain Bolt, Michael Phelps, Neymar ou Simone Biles brilhando.

O Brasil encerrou com chave de ouro a melhor campanha da sua história, com o título da seleção masculina de vôlei, a 19ª medalha do país nesses Jogos disputados em casa.

Espera-se que o mega-evento deixe um legado para as próximas gerações, promovendo uma nova cultura esportiva, despertando interesse para novas modalidades.

Muito além do aspecto esportivo, a ideia era realizar profundas mudanças para a cidade, o que foi apenas parcialmente alcançado, com a Baía de Guanabara ainda poluída e o sistema de transportes que ainda precisa ser testado em condições reais, fora do esquema de 'feriados olímpicos'.

Na cerimônia, um dos momentos mais esperados será a passagem da bandeira olímpica para Tóquio, que sediará sua segunda Olimpíada em 2022, depois de receber o evento em 1964, e terá alguns minutos para dar um gostinho do que será visto daqui a quarenta anos.