Esporte

Governo do Quênia anuncia dissolução do Comitê Olímpico Nacional

25/08/2016 10h57

Nairóbi, 25 Ago 2016 (AFP) - O ministro queniano dos Esportes, Hassan Wario, sob pressão após uma série de escândalos com os dirigentes de seu país nos Jogos do Rio, anunciou a dissolução do Comitê Olímpico Nacional, segundo o qual o governo não tem o poder para tomar tal decisão.

"Dissolvi o Comitê Olímpico Nacional (NOCK) com efeito imediato e transferi a responsabilidade de seus membros a Sport Kenya", uma organização governamental fundada em 2013, afirmou o ministro em Nairóbi.

Ele apresentou um calendário para que a Sport Kenya organize a eleição dos novos membros do NOCK.

"As acusações ao Comitê Olímpico Nacional são uma ameaça imensa à estabilidade e reputação dos Jogos Olímpicos no país", disse o ministro, depois que a delegação queniana nos Jogos Rio-2016 foi caracterizada por uma gestão caótica.

O secretário-geral do NOCK, Francis Paul, respondeu que a entidade é vinculada ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e não ao governo, que segundo ele não tem autoridade para dissolver a entidade.

"Não deixaremos o escritório e, no que me diz respeito, continuamos em função", declarou.

O governo queniano ordenou em 18 de agosto a abertura de uma investigação, depois do suposto roubo de equipamentos esportivos e a presença de alguns oficiais com funções pouco claras, que supostamente viajaram ao Brasil para passar alguns dias com tudo pago em Copacabana.

str-ndy/fp

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo