Esporte

Felipe Massa anuncia aposentadoria da F1

01/09/2016 15h24

Monza, Itália, 1 Set 2016 (AFP) - O piloto brasileiro Felipe Massa, da Williams, vai se aposentar da Fórmula 1 ao final da temporada de 2016, 14 anos após sua estreia na principal categoria do automobilismo mundial.

Massa disputará o último Grande Prêmio de sua carreira na F1 em Abu Dhabi em novembro. Esta será sua corrida de número 250 na Fórmula 1.

O piloto de 35 anos venceu 11 Grandes Prêmios e subiu ao pódio em 41 ocasiões.

"Minha carreira foi mais do que eu esperava e estou orgulhoso do que consegui", afirma o brasileiro em um comunicado divulgado pela Williams.

"Estou mais nervoso do que em todas as minhas largadas! Depois de 27 anos competindo, desde quando comecei no kart, e após 15 anos na Fórmula 1, esta será a minha última temporada. Serão minhas últimas oito corridas na F1 e eu as curtirei o máximo possível. Muito obrigado a todos que estiveram ao meu redor e que acompanharam minha carreira", completou o piloto nesta quinta-feira em coletiva de imprensa em Monza, antes do GP da Itália.

"Tenho 35 anos e estou me aposentando! Não me sinto tão velho para me aposentar, mas esporte é isso! Eu amo correr. Terei tempo para seguir correndo. Talvez em outro campeonato... Fazer o que gosto", concluiu.

O brasileiro estreou em 2002 no circo da F1 pela escuderia Sauber e conseguiu pontuar em sua segunda corrida.

- Um ano com Schumacher -Em 2006 foi contratado pela Ferrari, onde foi companheiro de equipe do alemão Michael Schumacher, sete vezes campeão do mundo.

Terceiro colocado no Mundial em sua primeira temporada na escuderia italiana, Massa lutou até o último GP pelo título da temporada de 2008, que foi conquistado pelo britânico Lewis Hamilton. Na última corrida, Massa ficou com a vitória, mas a 5ª colocação de Hamilton fez do brasileiro o vice-campeão do ano.

Em 2009, Massa sofreu um gravíssimo acidente. Durante os treinos do GP da Hungria, uma mola se desprendeu do carro de Rubens Barrichelo e atingiu seu capacete a quase 200 km/h. O piloto se recuperou totalmente dos ferimentos, mas o obrigou a abandonar o restante da temporada, da qual era um dos favoritos ao título.

Em 2014 assinou contrato com a Williams. O brasileiro foi o sétimo colocado no Mundial em sua primeira temporada pela nova equipe e sexto em 2015. Neste ano, Massa é o nono colocado até o momento.

Sua aposentadoria deixa um carro sem piloto na Williams que poderá ser ocupado pelo britânico Jenson Button. Com isso, o belga Stoffel Vandoorne, 24 anos, poderá ir à McLaren.

bur-agu/am

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo