Topo

Brasil vence Colômbia com gol de Neymar e é vice-líder das eliminatórias

07/09/2016 00h24

Manaus, 7 Set 2016 (AFP) - Em jogo duro e fisicamente truncado, o Brasil venceu a Colômbia por 2 a 1, com gol da vitória marcado pelo astro Neymar, nesta terça-feira em Manaus, e assumiu a vice-lideranças das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo da Rússia-2018.

Além de valer os três pontos para o Brasil, o gol do atacante do Barcelona manteve o técnico Tite com 100% de aproveitamento na seleção desde que assumiu o cargo, após a demissão de Dunga.

Em sua estreia, na última quinta-feira, Tite e seus comandados venceram com autoridade o Equador por 3 a 0 em Quito e, com o triunfo diante dos colombianos, se tornaram a única equipe a vencer as duas partidas disputadas nas eliminatórias sul-americanas nesta parada Fifa.

Com mais uma assistência e um gol, Neymar também segue levando a melhor em sua rivalidade pessoal contra a Colômbia, desafeto do habilidoso brasileiro desde às quartas de final da Copa do Mundo-2014, quando Neymar deixou a competição após falta desleal de Zúñiga.

- Tite define time titular -Satisfeito com a boa atuação brasileira contra os equatorianos, Tite não trocou nenhum peça em relação à equipe da estreia, mantendo Paulinho e Casemiro na proteção da zaga e Willian e Neymar pelas pontas do ataque, com Gabriel Jesus como centro-avante.

Mas nem o mais otimista dos torcedores imaginaria um gol tão rápido para o Brasil.

Com um minuto de jogo, em seu primeiro ataque, a seleção teve escanteio a seu favor e Neymar colocou a bola na cabeça de Miranda, que acertou o ângulo do goleiro colombiano Ospina.

O gol deu um grande alívio para a seleção, já que obrigou a Colômbia a sair para o jogo em busca do empate, quando tudo que queria era esperar atrás e contra-atacar.

Com forte marcação, o Brasil dominou a posse de bola no primeiro tempo e criou boas chances de ampliar, mas pecava nas finalizações e Gabriel Jesus, destaque do duelo contra o Equador com dois gols, não conseguiu repetir a boa atuação.

Com isso e apesar dos 60% de posse de bola, o Brasil não foi capaz de ampliar o placar e foi castigado com gol contra de Marquinhos, que tentou afastar de cabeça uma falta alçada na área por James Rodríguez. A bola foi parar no cantinho do goleiro Alisson, que não alcançou.

- Coutinho entra e Neymar decide -No segundo tempo, o jogo ficou mais franco. Os colombianos não se contentaram em esperar atrás e também atacavam em busca da vitória.

Tite percebeu os novos espaços em campo e apostou na velocidade de Philippe Coutinho, que colocou fogo no jogo com seus dribles.

Para segurar o ataque brasileiro, os colombianos voltaram a apresentar seu arsenal de faltas, característica da equipe nos últimos anos, principalmente em jogos contra o Brasil. Os brasileiros, porém, revidavam na mesma moeda, deixando a partida nervosa e truncada.

Aos 28, porém, não houve jeito de parar Coutinho, que arrancou do meio de campo e lançou Gabriel Jesus, mas a zaga cortou. A atacante do Liverpool ficou com o rebote e tocou para Neymar livre pelo lado esquerdo da área. O camisa 10 dominou e chutou colocado, de canhota, sem chances para Ospina.

No fim, após alguns ataques desesperados da Colômbia em busca do empate, o Brasil conseguiu colocar a bola no chão e tocar até o apito final, sob os aplausos e gritos de "olé!" da torcida, que a cada jogo vai reencontrando um pouco da alegria de assistir sua seleção jogar.

am