Esporte

Duelo Mourinho-Guardiola no clássico de Manchester é destaque do futebol europeu

09/09/2016 16h11

Paris, 9 Set 2016 (AFP) - Após viajarem pelo planeta para disputar as eliminatórias para a Copa do Mundo-2018, os maiores craques do futebol voltam à Europa para a disputa dos campeonatos domésticos neste fim de semana. As atenções, porém, estará no confronto de dois técnicos na Inglaterra: José Mourinho, do Manchester United, e Pep Guardiola, do City.

Três anos depois de seu último confronto, Mourinho e Guardiola voltam a escrever um novo capítulo da rivalidade construída nos tempos em que o português comandada o Real Madrid e o espanhol mandava no Barcelona.

Em seu primeiro ano nos respectivos clubes de Manchester, os dois treinadores, de personalidades e filosofias opostas, darão ainda mais charme e emoção à rivalidade entre United e City, que disputarão em campo a liderança da Premier League.

Na Espanha, os ex-clubes de 'Mou' e Pep seguem brigando pelo título à distância.

O Barcelona comemora a volta de Neymar e Suárez após a parada para as eliminatórias, mas poderá ficar sem Lionel Messi, que se recupera de lesão, contra o Alavés, enquanto no Real Cristiano Ronaldo estará em campo pela primeira vez na temporada para enfrentar o Osasuna.

'Mou' x PepDesde agosto de 2013, pela Supercopa da Europa, que Mourinho, na época no Chelsea, e Guardiola, no comando do Bayern de Munique, não se enfrentam. Naquele jogo, o espanhol levou a melhor nos pênaltis, após empate em 2 a 2.

Agora residindo na mesma cidade do norte da Inglaterra, os treinadores disputarão neste sábado o primeiro clássico de Manchester no comando das novas equipes.

A rivalidade nascida dos duros confrontos entre Real Madrid e Barcelona anima agora o futebol inglês e promete dar ainda mais tempero a um clássico que, por si só, valerá ao vencedor a liderança da Premier League.

City (1º) e United (3º) estão empatados em pontos após três rodadas, com perfeitos nove pontos, assim como o Chelsea (2º), que tentará se manter na briga pela liderança com os vizinhos e encara o Swansea no domingo.

As atenções estarão todas voltadas para Manchester, mas os outros grandes do futebol inglês tentarão aproveitar o embate entre os líderes para se aproximar do topo.

O Liverpool (11º) de Jurgen Klopp recebe em Anfield Road o atual campeão Leicester (9º), com ambas as equipes somando decepcionantes 4 pontos em três rodadas, mesma situação do Arsenal (8º), que encara o Southampton (15º).

CR7 volta, Messi é duvidaComo já era de se esperar, Barcelona e Real Madrid aparecem no topo da tabela do Campeonato Espanhol após duas rodadas, com duas vitórias e seis pontos, e querem manter o 100% de aproveitamento doméstico para chegar à Liga dos Campeões em alto astral, na próxima semana.

O inesperado, porém, era ter a companhia do modesto Las Palmas, líder da competição graças ao saldo de gol, depois de duas goleadas impressionantes sobre Valencia (4-2) e Granada (5-1).

Para tentar deixar o arquirrival Real para trás, o Barcelona, que encara o Alavés (11º) no sábado, poderá contar com a volta de Neymar, que fará sua primeira partida com o clube catalão na temporada, depois de ganhar o inédito ouro com a seleção olímpica e defender o Brasil nas eliminatórias sul-americanas, vitórias sobre Equador (3-0) e Colômbia (2-1).

Um craque volta, mas outro pode ficar de fora. Lionel Messi, que foi cortado da seleção argentina com lesão no adutor, passou por exames nesta semana, diminuiu a carga de treinos e deve ser poupado pelo técnico Luis Enrique.

Já o Real Madrid comemora o retorno de Cristiano Ronaldo. Para o duelo deste sábado contra o Osasuna (15º), o clube 'merengue' terá de volta seu maior craque, recuperado de lesão no joelho sofrida na final da Eurocopa, em junho.

Além dos Las Palmas, que tentará se manter no pelotão de líderes ao lado dos dois gigantes do futebol espanhol contra o Sevilla (4º), a outra grande surpresa do início da temporada é a má campanha do Atlético de Madri, com apenas dois pontos.

Os colchoneros tentarão se recuperar contra o Celta de Vigo.

Schalke tenta segurar BayernNa Alemanha, a missão de tentar parar o gigante Bayern de Munique, que busca um quinto título consecutivo da Bundesliga, cabe neste fim de semana ao Schalke 04.

Os comandados do italiano Carlo Ancelotti garantiram a liderança do Campeonato Alemão com uma goleada por 6 a 0 sobre o Werder Bremen na estreia e uma vitória sobre o Schalke garantiria ao Bayern seguir mais uma rodada na liderança da competição.

Estar no topo do pódio do campeonato de início ao fim não é uma utopia para o time de Munique, que já realizou a proeza na temporada 2012-2013.

O Schalke, que disputará a Liga Europa depois de terminar na 5ª colocação na temporada passada, tem um novo presidente, novo treinador e seis novos jogadores, de olho em subir de patamar e voltar a Liga dos Campeões. Na estreia na Bundesliga, porém, derrota por 1 a 0 para o Eintracht Frankfurt.

Já o Borussia Dortmund, habitual maior adversário do Bayern pelo título, tentará seguir na cola do gigante. Para isso, terá que passar pelo Leipzig, recém-promovido à elite do futebol alemão, mas que conta com o aporte financeiro da marca de energéticos Red Bull e tem grandes ambições.

Balotelli estreiaHabituado a ser o centro das atenções a cada rodada da Ligue 1, o Paris Saint-Germain, atual tetracampeão francês, terá que dividir o holofote com o Nice (3º) neste fim de semana.

O clube do sul da França terá contra o Olympique de Marselha (11º) seu reforço bombástico para a nova temporada, o polêmico atacante italiano Mario Balotelli, que buscou novos ares para tentar recuperar o tempo perdido nas últimas temporadas ruins no Liverpool e no Milan.

Alheio as burburinho criado pela estreia de 'Super Mario', o PSG está focado em se recuperar da derrota na rodada anterior para o Monaco (3-1) e precisa ganhar do Saint-Etienne para que o novo projeto do técnico Unai Emery não comece a ser questionado antes mesmo de continuar.

Além da recuperação doméstica, o time parisiense quer voltar a vencer para chegar em paz à estreia na Champions, um confronto dificílimo contra o Arsenal inglês, na terça-feira.

Com o tropeço do PSG, a liderança da Ligue 1 pertence a Monaco e Guigamp, ambos com 7 pontos e que encaram Lille e Montpellier.

- Jogos de destaques deste fim de semana nos principais campeonatos europeus:

Campeonato Alemão:

- Sexta-feira:

(15h30) Schalke 04 - Bayern de Munique

- Sábado:

(13h30) RB Leipzig - Borussia Dortmund

Campeonato Inglês:

- Sábado:

(08h30) Manchester United - Manchester City

(11h00) Arsenal - Southampton

(13h30) Liverpool - Leicester

- Domingo:

(12h00) Swansea City - Chelsea

Campeonato Espanhol:

- Sábado:

(08h00) Celta Vigo - Atlético de Madri

(11h00) Real Madrid - Osasuna

(13h15) Sevilla - Las Palmas

(15h30) Barcelona - Alavés

Campeonato Francês:

- Sexta-feira:

(15h45) Paris SG - Saint-Etienne

- Sábado:

(12h00) Lyon - Bordeaux

(15h00) Lille - Monaco

Campeonato Italiano:

- Sábado:

(13h00) Juventus - Sassuolo

(15h45) Palermo - Napoli

- Domingo:

(10h00) Milan - Udinese

Chievo - Lazio

Roma - Sampdoria

(15h45) Pescara - Inter

am

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo