Esporte

CPI investiga W.O. da Argélia em jogo de goalball contra Israel no Rio-2016

11/09/2016 18h00

Rio de Janeiro, 11 Set 2016 (AFP) - As autoridades paralímpicos se mostraram céticas à explicação da equipe feminina de goalball da Argélia, que afirmou não ter comparecido ao duelo contra Israel por motivos de atraso de viagem.

As argelinas não compareceram à estreia na competição contra os Estados Unidos na sexta-feira nem ao duelo de sábado diante de Israel, o que levou a acusações da imprensa israelense de boicote do país, majoritariamente muçulmano.

Contudo, Abdlekader Kelfat, porta-voz da delegação da Argélia, reiterou neste domingo que não há nada político na ausência e afirmou estar "assombrado" com a acusação.

"Eu me pergunto por que a equipe boicotaria os Jogos Paralímpicos, um torneio para o qual se preparou com tanto esforço e pelo qual o Estado argelino gastou tanto dinheiro?", declarou à AFP.

Kelfat afirmou que a equipe já chegou ao Rio, depois de contratempos na viagens causados pela perda de um voo de conexão em Roma, em 5 de setembro.

"Este avião perdido gerou um efeito em cadeia no resto da viagem", afirmou.

Os protestos políticos são proibidos nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

E depois do incidente nos Jogos Olímpicos de agosto, nos quais um judoca egípcio rompeu o protocolo ao negar-se a estender a mão ao oponente israelense, a explicação não foi aceita tão facilmente pelas autoridades.

Um comunicado do Comitê Paralímpico Internacional (CPI) anunciou que as autoridades argelinas explicaram que a delegação teve "má sorte" na viagem até o Rio de Janeiro.

"O CPI seguirá investigando por que mais de 4.300 outros atletas conseguiram chegar a tempo aos Jogos e as cinco atletas e dois técnicos da equipe feminina de goalball da Argélia teve tantos problemas", continuou o comunicado.

"Se encontrarmos uma prova definitiva de que trata-se de qualquer coisa além de má sorte com viagens, o CPI estará em posição para tomar medidas relevantes", concluiu.

O W.O argelino valeu às equipes de Estados Unidos e Israel três pontos por vitórias automáticas por 10 a 0.

A Argélia deve enfrentar na segunda-feira o Brasil.

No goalball, uma espécie de futebol jogado com as mãos, participam jogadores cegos ou com certo grau de cegueira, todos com tapa-olhos para igualar as condições. Usa-se uma bola com um sino para ajudar na orientação.

O CPI já revogou a credencial de um dirigente bielorrusso por mostrar uma bandeira russa durante a cerimônia de abertura, o que foi considerado um protesto político à exclusão da Rússia nos Jogos Rio-2016 pelo escândalo de doping estatal.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo